Tamanho do texto

+
A
--

O horário de verão terminou. Oba! Oba?

Com o fim do horário de verão, alguns vão comemorar o fato de não precisar mais acordar de “madrugada” enquanto se despendem do dia que escurece mais tarde. O fato é que o horário de verão, que foi adotado primeiramente em 1916 na Alemanha, divide a opinião dos brasileiros já que muita gente tem dificuldade de se adaptar à mudança de horário.

As alterações sentidas pelo organismo tanto no começo quanto no fim do horário de verão são por causa de hormônios como o cortisol e a melatonina, que regem o nosso relógio biológico e são secretados de acordo com o tempo de exposição ao sol e à escuridão. Como todo o metabolismo do organismo passa a se pautar de acordo com as taxas de secreção desses hormônios, quando uma hora do dia é suprimida ou acrescentada, esse metabolismo também sofre com estas mudanças.

Os efeitos dessas mudanças vão desde alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade, até o aumento da instabilidade vascular. Além dos idosos, as mulheres sentem bastante as mudanças de horário, pois têm diversas oscilações no organismo relacionadas à produção de hormônios. Para os olhos, o maior perigo está no aumento do cortisol e do colesterol já que podem ocluir os vasos da retina e impedir que os nutrientes cheguem à membrana. Em logo prazo, esta alteração leva à degeneração da retina.

No Brasil, o horário de verão começou a ser utilizado em 1931, visando à economia de energia. Existem pesquisas mostrando que a maioria da população aprova o horário e, por isso, não está nos planos do governo acabar com esta medida.

Portanto, a turma do “contra” deve se preparar para a mudança no relógio e tentar dormir 10 minutos mais cedo por dia para que, no final de alguns dias, estes minutos possam render a diferença de 1 hora sem que o corpo note a diferença.  


(Fonte: Agência Brasil)

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)