Tamanho do texto

+
A
--

Para ver... e se coçar

Volta e meia, Saúde Visual publica ensaios fotográficos, afinal de contas fotografia tem tudo a ver com a visão. E até com a falta dela. Muitas vezes, estas fotos são do mundo microscópico, aquele que não conseguimos enxergar a olho nu. Isso porque, apesar de ser um dos sentidos mais importantes do homem, a visão não alcança tudo o que nos cerca e, então, publicar fotos assim funciona como uma espécie de serviço de utilidade pública.

É o caso da foto microscópica deste artigo. Você já sabe o que é?

Todos nós temos conhecimento de que nosso corpo é o lar de milhões de milhões de microorganismos, das bactérias aos fungos. Alguns executam funções úteis para nós, como a flora que vive em nosso intestino e, também, os que ajudam treinar o sistema imunológico. Mesmo aqueles que não fazem nada de útil acabam nos ajudando pelo simples fato de estarem ali, competindo contra os microorganismos nocivos, como “C. difficile”, limitando seu crescimento.

Este mundo dos microorganismos pode dar fotos fascinantes, porém incompreensíveis, quando não sabemos exatamente o que estamos olhando. É aí que entra a utilidade pública que mencionamos acima. O “poste” marron da foto é um fio de cabelo. Incrível, não? Já aquelas coisas amarelas em volta são caudas. Isso mesmo: caudas.

Esta é uma foto dos ácaros que vivem nos cílios, sobrancelhas, cabelos e pelos dos ouvidos. Ele atende pelo pomposo nome de Demodex folliculorum e Demodex brevis e costuma medir cerca de 0,03 a 0,04 mm. Seu tempo de sobrevivência gira em torno de duas semanas. Eles são mais comumente encontrados em pessoas adultas do que nas crianças, pois as pessoas mais velhas produzem mais sebo (uma substância oleosa produzida pela pele para lubrificar e impermeabilizar). Este sebo é o alimento do Demodex, que pode ser visto na foto também na cor amarela e se aproximando do fio de cabelo.

Os microorganismos assumem a posição com a cabeça para dentro deixando a cauda para fora do folículo capilar. Mesmo assim continuam capazes de se mover entre os folículos. Embora uma minoria de pessoas possa ter reações como inflamações, a maioria consegue viver em harmonia com os ácaros dos pelos e cabelos, ignorando o fato de que carregamos estas criaturas por todos os lugares.

Vai dizer que não deu uma baita vontade de se coçar agora?



(Fonte: Science Photo Library)

Prev Next

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)