Tamanho do texto

+
A
--

Um novo implante, uma nova promessa

Já apresentamos aqui o Argus II, dispositivo que capta imagens e envia sinais elétricos ao olho do paciente em padrões iguais aos das letras em braile permitindo que pacientes cegos 'enxerguem' as letras em braile com até 90% de exatidão, sem o uso dos dedos.

Agora, uma outra prótese visual supera os testes clínicos. Trata-se do Alpha IMS, desenvolvido na Alemanha, a mais recente prótese de retina que pode recuperar a visão de pessoas cegas. O Alpha detecta a luz que entra nos olhos em vez de usar uma câmera externa, o que significa que o paciente pode olhar ao redor movendo seus olhos em vez de precisar mexer a cabeça inteira.

O sistema, feito pela empresa Retina Implant AG, especialista no desenvolvimento de implantes sub-retinais, consiste num microchip eletrônico sem fios, com 3 x 3 milímetros e com uma resolução de 1.500 pixels. Uma grade de 1.500 eletrodos implantados dentro (em vez de à frente) da retina oferece maior resolução. O Alpha também faz uso do processamento natural de neurônios no meio da camada de retina que processa movimento e contraste.

A imagem que ilustra este artigo é um raio-X de um dos nove pacientes que receberam a prótese mostrando o chip implantado com fios ligando-o à retina, com botões atrás de cada orelha que podem ser usados para ajustar o brilho. O Alpha funciona com uma bateria sem fio que fica guardada no bolso.

Tanto o Argus quanto o Alpha só funcionam com pacientes que perderam a visão através de doenças que destroem as células de detecção de luz nos olhos, mas mantém os neurônios de processamento de visão intactos, como na retinose pigmentar.

Em comunicado, a Retina Implant AG revela que o seu mais recente ensaio clínico em humanos, que teve início em Maio de 2010 em Tuebingen, na Alemanha, e se expandiu a Hong Kong e ao Reino Unido, envolveu nove pacientes que receberam um destes microchips. Destas nove, oito foram bem sucedidas. A última falhou porque, infelizmente, os médicos tocaram no nervo ótico do paciente.

Ao longo dos três a nove meses de observação, a visão funcional da maioria dos voluntários foi recuperada e dois dos participantes no ensaio conseguiram enxergar com uma resolução superior à alcançada pelos pacientes dos primeiros testes clínicos com o dispositivo.

Foi o segundo teste realizado pela companhia desde 2005 e, de acordo com Eberhart Zrenner, o coordenador da pesquisa, "os resultados do primeiro ensaio clínico com humanos já tinham excedido as expetativas". Agora, com os resultados surpreendentes do segundo ensaio, a equipe está ainda mais encorajada, informa Zrenner.



(Fonte: New Scientist)

Prev Next

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)