Tamanho do texto

+
A
--

Os bebês, seus reflexos primitivos e seus movimentos estereotipados

louizesvQuando ainda se encontra no aconchego do ventre materno, a criança começa a desenvolver sua visão, processo que acontece por volta da sétima semana de gestação. A princípio o feto vive em um meio aquoso dentro do útero aonde se desenvolve e cresce.

Quando o bebê nasce, deixa o entorno protetor do útero para entrar num mundo cheio de estímulos sensoriais. A criança já enxerga borrões, claros e escuros, e rostos e objetos que fiquem de 20 a 30 centímetros dos seus olhos. Para garantir a resposta imediata ao novo entorno e às suas necessidades fora do útero, o bebê está dotado de um conjunto de reflexos primitivos - movimentos automáticos, estereotipados, dirigidos desde o tronco-encéfalo e executados sem implicação cortical.

São estes reflexos que ajudam o bebê, por exemplo, a descer pelo canal do parto ou a mamar logo após o nascimento. Portanto, os reflexos primitivos são essenciais para a sobrevivência do bebê nas suas primeiras semanas de vida.

Acontece, porém, que estes reflexos normalmente deveriam ter uma vida limitada e desaparecer, para dar lugar aos reflexos posturais controlados, permitindo, assim, um correto desenvolvimento neurológico já que este desaparecimento permite que se desenvolvam estruturas neurológicas mais sofisticadas fazendo com que a criança tenha controle sobre suas respostas voluntárias.

Como a inibição de um reflexo é relacionada com a aquisição de uma nova habilidade, o não desaparecimento do reflexo primitivo pode interferir no desenvolvimento da criança, dificultando o processo de aprendizagem e alterando o seu comportamento. Se esses reflexos permanecem ativos haverá uma debilidade ou imaturidade cerebral, e isso não afetará somente as suas habilidades motoras grossas ou finas, mas também a percepção sensorial e cognitiva.

Os bebês fazem uma serie de movimentos estereotipados durante o seu primeiro ano de vida, o que permite o seu desenvolvimento. Esses movimentos específicos trazem em si mesmos um efeito inibidor natural dos reflexos primitivos. Caso esses movimentos não sejam realizados ou não se executem suficientemente, os reflexos primitivos permanecerão ativos.

É este conhecimento que os Optometristas Comportamentais utilizam para acelerar a recuperação visual e solucionar problemas de aprendizagem.



(Fonte: Optometria Comportamental)

Prev Next

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)