Tamanho do texto

+
A
--

A hora e a vez do olho biônico estadunidense

Saúde Visual já apresentou aqui o dispositivo denominado Argus II. Criado pela empresa Second Sight, o Argus capta imagens e envia sinais elétricos ao olho do paciente em padrões iguais aos das letras em braile, permitindo que os cegos 'enxerguem' as letras em braile com até 90% de exatidão, sem o uso dos dedos.

Desde fevereiro passado, a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou o dispositivo que foi avalizado por autoridades europeias e transplantado em mais de 50 deficientes visuais em todo o mundo.

Apesar de já ser chamado de “olho biônico”, o Argus II possui algumas diferenças em relação ao protótipo desenvolvido por pesquisadores australianos e que foi implantado em Dianne Ashworth, que teve perda severa de visão devido a uma retinite pigmentosa hereditária, uma rara doença genética que provoca a degeneração dos fotoreceptores da retina. Estima-se que, somente nos Estados Unidos, cerca de 100.000 pessoas sofram desta doença.

Para aprovar o olho biônico, a FDA se baseou em um teste clínico efetuado com 30 pessoas de 28 a 77 anos, com uma acuidade visual abaixo de 1/10, enquanto a visão normal tem 10/10. Segundo os resultados, os pacientes encontraram uma acuidade que lhes permitiu distinguir formas em preto em branco como, por exemplo, uma pessoa no patente de uma porta ou um indivíduo sentado ao lado deles, mesmo sem poder reconhecer os rostos.

Para Jeffrey Shuren, da FDA, o Argus II pode ajudar adultos “com retinose que perderam a capacidade de distinguir formas e movimentos a ter mais mobilidade” além de poder assegurar ao indivíduo realizar algumas “atividades cotidianas”.

Disponível em vários países da Europa por salgados 73.000 euros, o Argus II, por enquanto, só é recomendado para adultos com mais de 25 anos de idade. Ainda assim, a Second Sight acredita que o dispositivo será um sucesso comercial.



(Fonte: AFP - Agence France-Presse)

Prev Next

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)