Agora, Google quer buscar (e encontrar) pessoas na multidão

Este artigo deveria ser publicado na seção “Moda”, mas depois de intensos debates, achamos por bem colocá-lo em “Notícias”. Vamos ver se os leitores concordam...

Já falamos aqui sobre o Google Glass, ou Project Glass, um óculos futurista que utiliza recursos hi-tech de realidade aumentada capaz de transmitir dados em tempo real para o usuário, através de comando de voz. Além de realizar chamadas telefônicas, o equipamento tem funções multimídia como fotos, vídeos, video-chat, localização via GPS e ainda mede a temperatura.

Achando, talvez, que o projeto tinha poucos recursos além dos acima citados, os criadores destes óculos inteligentes afirmam que ele também contará com um aplicativo capaz de reconhecer pessoas a partir de suas roupas e acessórios.

Batizado de InSight, o sistema foi apresentado na semana passada nos EUA e descrito em uma reportagem da revista NewScientist. A tecnologia, que está sendo parcialmente financiada pelo Google, é uma criação de pesquisadores da universidade da Carolina do Sul e Duke, na Carolina do Norte.

Segundo eles, o sistema funciona mesmo que as pessoas buscadas estejam no meio da multidão ou com os rostos fora do campo de visão do usuário do Google Glass. Isso faz com que o InSight seja útil quando os usuários do óculos precisarem encontrar alguém em um local público e cheio de gente. Ou, ainda, por pessoas com um problema neurológico que as impede de reconhecer rostos, mesmo que de seus familiares.

Para que o InSight funcione corretamente, as pessoas buscadas por suas características fashion devem usar um aplicativo que fotografa sua indumentária e seus gestos enquanto navegam pela internet ou por outros aplicativos. Em outras palavras, estas pessoas tem que estar de acordo com o sistema e perder um tempinho se submetendo a este processo, pois será com base nesses registros que o InSight gerará um padrão associado a elas, chamado “spatiogram”. Nos testes realizados com 15 voluntários o nível de sucesso na identificação das pessoas por meio do método foi de 93%, segundo os desenvolvedores do sistema.

Srihari Nelakuditi, um dos cientistas envolvidos no projeto, afirma que como o “DNA fashion” pode ser mudado a qualquer momento, o InSight não viola a privacidade de ninguém. Quem não quiser ser encontrado em certas ocasiões pode, simplesmente, mudar o estilo de roupa que costuma usar. Muito marido acaba de respirar, aliviado...

(Fonte: NewScientist)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)