Tamanho do texto

+
A
--

Projeto brasileiro quer usar Maps para cadeirantes

Se o pessoal do Walkonomics vacilou ao criar um bom projeto e deixar de fora, quem diria, a acessibilidade dos deficientes, o mesmo não acontece com Eduardo Battiston.

Diretor executivo de criação da empresa de comunicação digital AgênciaClick Isobar, Eduardo criou o Acessibility View, um sistema que mostra o melhor trajeto para os cadeirantes nos mesmos moldes do Street View, da Google. Mais conhecido como Google Maps, o View mostra o melhor trajeto para carros, pedestres e transporte público.

Pensando nas dificuldades de locomoção dos cadeirantes, como calçadas esburacadas e a falta de rampas, Eduardo teve a ideia de mapear os melhores trajetos em todas as partes do mundo. Para isso, os próprios cadeirantes percorrerão diversas cidades com câmeras parecidas com as usadas pelo Street View e, a partir dos dados coletados, o Maps vai indicará os melhores caminhos aos deficientes.

O Acessibility View foi o vencedor do Creative Sandbox, concurso promovido no Brasil pelo Google para premiar com R$ 35 mil a melhor ideia combinando "criatividade e tecnologia para melhorar a vida das pessoas". O projeto brasileiro derrotou outros 4.500 participantes, chamando a atenção da Google internacional.

Mas, por uma ironia do destino, o projeto já esbarrou em um empecilho: o prêmio do Creative Sandbox pode ser suficiente para detalhar o projeto, mas não é o bastante para colocá-lo em prática, já que a estimativa de custo está na casa do um milhão (e de dólares). Mas, se Eduardo desenvolveu um projeto justamente para vencer obstáculos, não deve ser difícil superar mais este.

Enfim, já é um avanço em termos de inclusão. Mas Saúde Visual torce para que alguém se lembre dos deficientes visuais, também!



(Fonte: Gizmodo)

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)