Tamanho do texto

+
A
--

Momento fofura: terrier vira guia de labrador cego

Saúde Visual já apresentou aqui a história de Pwdidat, a gata-guia. Agora, uma nova história de solidariedade animal vem trazer um pouco mais de fofura ao nosso site. Trata-se de Milo, um cão da raça terrier, que se transformou em guia de um labrador que ficou cego, o Eddie.

Eddie a apresentar os primeiros sintomas da cegueira em 2012. A dona dos dois cães, Angie Baker-Stedham, notou que o labrador começou a tropeçar em objetos e, depois destes sintomas, acabou ficando cego rapidamente.

Apesar de nunca ter nenhum tipo de treinamento Milo, o terrier, que já era muito próximo a Eddie, começou a agir como o guia do labrador, ajudando-o a caminhar. Agora Milo leva guizos na coleira para que Eddie possa segui-lo. E, quando o labrador se afasta, o terrier vai buscá-lo.

Mas um dia Milo teve que ser internado para tratar uma anemia e, enquanto o terrier esteve no hospital, Eddie teve muitas dificuldades para se locomover.

"Não percebemos o quanto Eddie depende do Milo para andar pela casa", disse Baker-Stedham. "Ele trombava com portas e móveis e eu tinha que chamá-lo constantemente quando o levava para passear, para que ele soubesse onde eu estava e em que caminho eu estava indo".

Aproveitamos mais este belo caso para deixar o alerta: é muito importante que os proprietários fiquem atentos aos sintomas de problemas oculares - olho vermelho (a vascularização sanguínea vai ser excessiva na parte branca do olho), secreção em excesso, coceira (o animal fica passando a pata, esfregando), olhos fechados ou piscando rapidamente. O olho pode adquirir um tom "azul embaçado" ou mesmo alguma outra cor anormal. Se o animal apresentar um ou mais desses sinais, o proprietário deve levá-lo para uma consulta veterinária imediatamente.


(Fonte: BBC Brasil)

Prev Next

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)