Tamanho do texto

+
A
--

Nomes complicados, resultados otimistas

Endorressecção, vitrectomia, vitriófago. Palavras complicadas, mas que encerram uma nova esperança para quem sofre de melanoma de coroide, o câncer de olho mais frequente e que ataca mais aos adultos que às crianças. Alguns hospitais oferecem como opção de tratamento a braquiterapia, método que utiliza radiação para matar o tumor com placas de rutênio ou de iodo (sementes radioativas).  

É aqui que entra a endorressecção, um novo método de tratamento para o melanoma de coroide, tipo de câncer intraocular que não responde à quimioterapia. Este novo método possibilita a retirada do tumor e promete preservar o olho e a visão.

No Brasil, a maioria desses casos é tratada retirando o tumor junto com o globo ocular, procedimento conhecido como enucleação. Para dar volume, coloca-se uma prótese esférica e outra estética que imita o olho.

A nova cirurgia usa a técnica chamada de vitrectomia, que remove o vítreo (fluído gelatinoso que preenche o interior do globo ocular). Usando pinças especiais, a retina é descolada para que seja possível acessar o tumor. Um aparelho chamado vitriófago irá cortá-lo e sugá-lo ao mesmo tempo. A cirurgia demora de duas a quatro horas.

Segundo o oftalmologista Rubens Belfort Neto, responsável pelo ambulatório de oncologia oftálmica do Hospital São Paulo ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e que está realizando este tratamento inédito no Brasil, os primeiros resultados foram promissores,   pois todos os 11 pacientes operados no último ano tiveram os olhos e a visão preservados e nenhum sinal de recidiva do tumor.

Apesar do otimismo e confiança de que estes bons resultados serão mantidos, o Dr. Belfort, que também é o responsável pelos primeiros artigos sobre a cirurgia para publicação, acredita ser preciso mais tempo e um maior número de pessoas operadas para que a nova técnica se mostre realmente eficaz e segura.

Esta preocupação tem a ver com o fato de que metade dos operados do melanoma de coroide desenvolve metástases em até 15 anos após a cirurgia (tanto na retirada do olho quanto na braquiterapia). A hipótese é que as células tumorais migrem pela corrente sanguínea até o fígado (ou o pulmão) e lá encontrem ambiente propício para a proliferação.


(Fonte: Folha de São Paulo)

Prev Next

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)