Tamanho do texto

+
A
--

Cegueira infantil pode ser evitada e tratada

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 500 mil crianças fiquem cegas todos os anos. A notícia se torna ainda mais dramática quando se sabe que a maioria delas perde a visão ainda no primeiro ano de vida.

Só no Brasil, cerca de 33 mil crianças ficam cegas por conta de doenças oculares que poderiam ser evitadas em 28% dos casos ou tratadas precocemente em 15% deles, de acordo com o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia ().

Entre os motivos que levam a cegueira a instalar-se na vida de uma criança estão os erros de refração, a retinopatia da prematuridade, o glaucoma congênito, a catarata congênita, as cicatrizes retinianas e corneanas, além do retinoblastoma e malformações oculares.

Ainda na fase intrauterina, o zika vírus, a rubéola, a toxoplasmose e outras doenças infecciosas podem levar um bebê a nascer com deficiência visual. E como fator genético, a lista incluiu a aniridia, o albinismo e a distrofia retiniana.

Com o intuito de evitar que casos de cegueira tratáveis se desenvolvam, uma nova redação para o Artigo 10 da Lei nº 8.069 institui a obrigatoriedade da realização do Teste do Olhinho, ainda na maternidade e em todos os recém-nascidos. O exame pode ser feito por qualquer profissional médico e é capaz de identificar alteração do reflexo de luz no fundo do olho, permitindo detectar precocemente diversas doenças.

Casos de catarata e glaucoma congênitos, má formação ocular, opacidades na córnea, tumores intraoculares ou hemorragias vítreas são alguns dos mais perigosos acometimentos que ocorrem em bebês e o teste do olhinho acusa tais casos. Porém, por funcionar como uma triagem, o teste do olhinho não é específico e não isenta a consulta com o oftalmologista, que deve ser feita até o primeiro ano de vida.

Saúde Visual já apresentou nesta matéria como é possível identificar a existência de possíveis distúrbios de visão conforme a idade da criança. Se você ainda não conferiu, confira agora!

 

(Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – )

Prev Next

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)