Tamanho do texto

+
A
--

Olho grande pode ser causa de extinção

Nossa avó (e um velho ditado) já dizia que “quem tem olho grande não entra na China”. Pelo visto, o ditado deveria ser “quem tem olho grande não sobrevive”. Isto porque um estudo recente sugere que o tamanho dos olhos do Homem de Neandertal pode muito bem ter contribuído para a sua extinção.

Conhecido pelo estereótipo de um ser simiesco, rude e pouco inteligente, o Homem de Neandertal (ou vale do Neander, perto de Düsseldorf, na Alemanha, onde se encontraram os primeiros fósseis) é o nome pelo qual se conhece a subespécie Homo neandertalensis, que viveu em certas áreas da Europa, do Oriente Médio e da África entre 115.000 e 35.000 anos atrás e que desapareceu abruptamente, durante a última idade do gelo.

Era de compleição física robusta, com um cérebro volumoso, cuja estrutura dedicava uma parte maior à visão, pois as órbitas dos neandertais eram maiores e, consequentemente, seus olhos também eram maiores.

Eiluned Pearce, perita da Universidade de Oxford, decidiu verificar isto de perto e comparou os crânios de 32 Homo sapiens aos de 13 fósseis Neandertais. Ela descobriu que os segundos possuíam órbitas um pouco maiores, algo em torno de 6 milímetros a mais.

À partir desta descoberta, os pesquisadores exploram a ideia de que os Neandertais, ao abandonar a África e se estabelecer num novo território – a Europa, com suas longas e escuras noites, condições diferentes daquelas a que estava habituado -, viram-se obrigados a desenvolver um globo ocular maior e mais capaz, que conseguisse adaptar-se à falta de claridade e pudesse processar mais fácil e rapidamente as imagens para o cérebro.

Embora não pareça muito significativo, o 'crescimento' do globo ocular do Neandertal permitiu, não só a melhoria da acuidade visual, mas resultou, também, num uso maior do cérebro para o processamento da informação.

Para Pearce, desde que o Neandertal “começou a se desenvolver em latitudes maiores, o seu cérebro passou a dedicar-se mais às funções visuais e ao controle do corpo, deixando de se preocupar tanto com as funções sociais"

Chris Stringer, outro investigador que, juntamente com Eiluned, procura justificar a morte do Homem de Neandertal, recorrendo à pesquisa no Museu de História Natural de Londres, explica: "Nós deduzimos que o Neandertal tinha uma parte cognitiva do cérebro um pouco mais reduzida e que isto o limitava de certa forma na formação de grandes grupos. Ao viver numa grande comunidade é necessário um cérebro maior para poder processar as relações extras”.

Com uma estrutura mais direcionada para a visão e para as tarefas a ela associadas, o cérebro do Homo Neanderthalensis afetou a sua capacidade de inovação e de adaptação a períodos difíceis, como a idade do gelo, à qual não sobreviveu.

Este estudo, embora confirme certas limitações do Homem de Neandertal, vem quebrar o estereótipo de que ele era uma espécie desprovida de inteligência. Segundo Robin Dumbar, responsável pelo estudo, eles eram “muito, muito espertos, no entanto não competiam na mesma liga que o Homo sapiens e foi esta diferença que manteve o equilíbrio durante o final da última idade do gelo".

A reportagem da BBC pode ser conferida vídeo. 


(Fonte: Diário de Notícias)

Prev Next

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)