Tamanho do texto

+
A
--

The sound of... vision

Talvez você goste de “A noviça rebelde”. Mesmo não gostando, é muito provável que, conhecendo o tema de abertura do filme (cuja primeira frase é o título desta matéria, devidamente parafraseada) e vendo a foto de Julie Andrews com os braços abertos, na cena clássica sobre as montanhas austríacas, imediatamente “ouviu” a canção de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II ecoar em sua cabeça nitidamente. Talvez até tenha assobiado um trechinho.

Muitas pesquisas já tentaram explicar a forma pela qual as pessoas processam os sons e a visão de forma conjunta para perceber o mundo complexo ao seu redor. Este estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), por exemplo, concluiu que a região cerebral associada especificamente à visão era diretamente afetada pelos estímulos auditivos.

Acontece que John J. McDonald, Ph.D., doutorando do laboratório de Steven Hillyard, Ph.D., professor de neurociências e coautor de um estudo realizado na Escola de Medicina da UCSD, percebeu que a maioria destas pesquisas anteriores focava apenas um sentido, como a visão, a audição ou o tato. Ele resolveu, então, estudar o papel da atenção em situações mais realísticas e as conexões específicas entre som e visão. E descobriu que a atenção direcionada para um som também aumenta a habilidade individual de visão. Ou seja, ao "ouvir" Julie Andrews cantando, ainda que apenas na sua cabeça, você prestou mais atenção a este artigo.

McDonald, juntamente com um grupo de neurocientistas, conduziu 2 experimentos com 33 voluntários que tinham que indicar se uma luz obscura e turva aparecia logo após a emissão de um som. O som e a luz apareciam do mesmo lado ou em lados diferentes da direção de contemplação. Para eliminar possíveis suposições dos participantes, foi adotado um modelo matemático, denominado teoria de detecção de sinais. Os pesquisadores descobriram que a luz era detectada com maior precisão quando aparecia do mesmo lado do som.

Segundo McDonald, o experimento revelou que “aquilo que as pessoas ouvem influencia significativamente aquilo que veem”. “Por muitos anos, os pesquisadores souberam que o cérebro integra as informações recebidas de múltiplos estímulos do ambiente, ignorando a informação não essencial”, afirma o doutor. E prossegue afirmando que “ainda não entendemos os processos que nos capacitam a prestar atenção seletivamente a eventos que ocorrem em modalidades diferentes”. “Neste estudo, descobrimos que prestar atenção a um som repentino aumenta a capacidade de resposta a um estímulo visual que surge no mesmo local”, conclui ele.

O estudo, publicado na revista Nature, fornece importantes informações sobre as atividades normais do cérebro, levando ao melhor entendimento do papel que a atenção possui em disfunções neurológicas, tais como o distúrbio do déficit de atenção e a esquizofrenia. Outra aplicação em potencial está no ambiente de trabalho, no projeto de sistemas de alarme e interfaces homem-máquina, onde a atenção é crucial.

Por isso, McDonald acredita que “conforme continuamos a aprender a forma pela qual os indivíduos percebem os múltiplos estímulos que ocorrem ao seu redor, teremos dados sobre a função normal do cérebro para comparar e ajudar a entender as condições anormais, tais como o distúrbio de déficit da atenção”. Com este intuito os pesquisadores também gravaram as respostas cerebrais aos estímulos sonoros e luminosos para avaliar se prestar atenção ao som influencia a atividade neural das áreas visuais do cérebro.

Agora, um momento “Olhos Curiosos”: vencedor de 5 Oscar, A noviça rebelde ("The sound of music", 1965) conta a história verídica da família de cantores Von Trapp. O filme foi inspirado no livro escrito na década de 1950 pela matriarca Maria von Trapp – a personagem interpretada no filme de Robert Wise por Julie Andrews.


(Fonte: Revista Nature)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)