Tamanho do texto

+
A
--

Optometristas estão à frente dos oculistas

Uma pesquisa realizada pelo CareerCast.com, um site especializado em empregos nos Estados Unidos, divulgada recentemente, listou as melhores e piores profissões. Para a pesquisa, o site levou em conta o ambiente de trabalho saudável, bons salários, pouco estresse, cenário favorável para contratações e ótimas perspectivas de crescimento da carreira.

Abrindo a lista está a profissão de atuário. Logo em seguida, aparece o engenheiro biomédico. Mas o que chamou a atenção de Saúde Visual foi que, num honroso oitavo lugar surge a carreira de... optometrista! Catorze posições abaixo, em 22º, surge o oculista. Oftalmologista não aparece nesta lista, mas, em compensação, também não consta dentre as piores.

Aqui no Brasil, em 2011 um debate emperrou os avanços do Projeto de Lei (PLS 234/10), do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que propunha a regulamentação da optometria (ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual). Isso porque os médicos brasileiros consideram o cuidado com os olhos competência da Medicina.

Para o Conselho Federal de Medicina (CFM) há número suficiente de médicos oftalmologistas no país e a melhoria na saúde ocular do brasileiro depende da universalização do atendimento oftalmológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na pesquisa divulgada pelo CareerCast.com, a profissão de médico é considerada a 45ª melhor. Mas isso nos Estados Unidos. Onde, ainda segundo a mesma pesquisa, a pior profissão de todas, ocupando o último lugar, está a de repórter de jornal impresso. Os números que confirmam a tese ficam por conta da projeção de queda de 6% nas oportunidades profissionais para os repórteres. Analistas acreditam que isso se deve pelo fato da profissão ter perdido um pouco de seu brilho, já que o modelo de impressão não é sustentável e deve ser extinto em 10 anos.

De volta ao Brasil, em dezembro do ano passado, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou, mais uma vez, proposta que regulamenta a profissão de optometrista, prevista em outro Projeto de Lei, o 369/11, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS). De acordo com este projeto, os optometristas, formados em cursos superiores, teriam as funções de examinar e avaliar a função visual, prescrevendo soluções ópticas nos casos de ametropias; orientar técnica e esteticamente o usuário de óculos e lentes de contato; e adaptar os óculos e as lentes de contato às necessidades do usuário.

Na ocasião, o relator da proposta, deputado Mauro Nazif (PSB-RO), no entanto, lembrou que dois decretos já regulamentam a profissão de optometrista (20.931/32 e 24.492/34). A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania, sem data definida.


(Fontes: CareerCast.com, Câmara Notícias)

Prev Next

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)