Tamanho do texto

+
A
--

Ô Crideee, fala pra mãããe...

A televisão, dia menos dia, acaba se tornando um problema na vida de qualquer pai ou mãe. Os críticos mais ferozes dizem que ela embota o raciocínio, prejudica a criatividade. Os médicos alertam para os problemas de visão que podem ser causados pelo tempo excessivo à frente do aparelho. Agora, os pais devem ter uma (outra) nova preocupação relacionada ao uso da televisão: uma pesquisa realizada na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, aponta que crianças e adolescentes que assistem televisão de forma excessiva são mais propensos a um comportamento antissocial e criminal na idade adulta.

A pesquisa foi realizada com um grupo de cerca de mil crianças que nasceram entre os anos de 1972 e 1973. A cada dois anos entre as idades de 5 e 15 anos, eles foram convidados a relatar o quanto assistiam de televisão. Os resultados, publicados na revista Pediatrics, mostram que aqueles que ficaram mais tempo à frente do aparelho eram mais propensos a cometer crimes e também eram mais inclinados a ter traços de personalidade antissocial na vida adulta.

De acordo com Bob Hancox, coautor da pesquisa, o risco de ter uma condenação penal na idade adulta aumentou cerca de 30% para cada hora que as crianças gastavam assistindo TV em média durante a semana.

O estudo também apontou que assistir mais televisão na infância estava associado com traços de personalidade agressiva na idade adulta, além de aumento da tendência a experimentar emoções negativas e um risco maior de transtorno de personalidade antissocial (transtorno psiquiátrico caracterizado por padrão persistente de comportamento agressivo e antissocial).

Os pesquisadores também afirmam que a relação entre assistir TV e o comportamento antissocial não foi explicado pelo status socioeconômico, comportamento agressivo ou antissocial na infância ou mesmo fatores parentais.

Hancox lembra que o comportamento antissocial é um grande problema para a sociedade. “Enquanto nós não podemos dizer que a televisão provoca todo o comportamento antissocial, nossos resultados sugerem que reduzir o tempo de exposição à TV poderia de alguma forma diminuir as taxas de comportamento antissocial na sociedade”, explica ele.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças assistam no máximo 2 horas de televisão por dia. Os pesquisadores complementam esta indicação afirmando que suas descobertas apoiam a ideia de que os pais devem tentar limitar a exposição dos filhos ao televisor. Pois, como cantavam os Titãs, “tudo que antena captar, meu coração captura”.


(Fonte: EurekAlert!)

Prev Next

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)