Tamanho do texto

+
A
--

Retrovisor multifocal promete eliminar 'pontos cegos' dos veículos

Qualquer pessoa que dirige sabe o que é um espelho retrovisor. Trata-se de um equipamento de segurança indispensável à dirigibilidade do veículo cuja correta utilização evita acidentes. E qualquer pessoa que dirige sabe o que é um ponto cego - quando outro elemento no trânsito se encontra na trajetória do veículo, mas fora do alcance de visão do motorista. Todos os veículos possuem pontos cegos, e os riscos de sinistros variam de acordo com a regulagem do espelho retrovisor.

Atualmente não existe um consenso sobre como evitar o ponto cego. Nos Estados Unidos, por exemplo, usa-se uma óptica para o retrovisor do lado do motorista e uma óptica diferente para o retrovisor do lado do passageiro. Já na Europa, os dois espelhos são iguais, mas contendo áreas ópticas diferentes na mesma peça, na tentativa de ampliar a visão do motorista nas extremidades externas dos retrovisores.

Acontece que, segundo especialistas, nenhuma das duas soluções pode ser considerada ideal, pois ambas diminuem o tamanho dos objetos vistos pelo retrovisor, fazendo-os parecer mais longe do que estão na realidade. Antes que você pare de ler por aqui, informamos que a solução pode estar próxima, de forma eficiente e – o que é muito importante – mais barata.

Hocheol Lee e Dohyun Kim (Universidade Hanbat, Coreia do Sul) e Sung Yi (Universidade de Portland, EUA) desenvolveram um espelho retrovisor utilizando uma tecnologia óptica progressiva comumente usada nos óculos multifocais, que simultaneamente corrigem a miopia e a presbiopia.

O novo espelho não possui pontos cegos, tem um campo de visão maior e produz imagens na proporção correta entre tamanho e proximidade dos objetos. E isso vale igualmente para os dois lados do veículo.

Assim como os óculos multifocais dão ao usuário um leque de habilidades de foco, de perto até longe, e tudo o mais nesse intervalo, o novo espelho progressivo consiste de três zonas de resolução: uma para visão à distância, uma para visão próxima, e uma zona intermediária para fazer a transição entre as outras duas, conforme explica Lee. Ele informa que, no entanto, “ao contrário dos óculos multificais, onde a faixa de foco é alinhada verticalmente [da visualização à distância na parte superior até a visualização próxima embaixo] a superfície do nosso espelho é progressiva horizontalmente”.

O retrovisor multifocal apresenta uma curvatura, com a zona interna usada para a visualização à distância, e a zona externa para a visão em proximidade, compensando o que poderia se transformar em pontos cegos. Além disso, os criadores afirmam que o custo de fabricação de seu espelho retrovisor multifocal seria mais barato do que os retrovisores mistos que equipam os carros hoje.

Como toda boa notícia tem um “mas”, aqui vai o porém desta: como o design dos espelhos retrovisores precisa atender a regulamentações de cada país, o novo projeto terá de ser aprovado pelas autoridades competentes antes de poder ser adotado pelas montadoras.


(Fonte: Optics Letters)

Prev Next

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)