Tamanho do texto

+
A
--

A imagem que você vê no espelho não é a que os outros enxergam

Uma pesquisa mundial realizada pela Dove em 2011 provou o quanto as mulheres são exigentes (a até cruéis) com sua própria imagem. Mais da metade (54%) das mulheres em todo o mundo concordam que, quando se trata de como elas se veem, se tornam suas piores críticas e dificilmente conseguem ver a beleza natural quando se olham no espelho.

Com esta informação em mãos, a Univeler decidiu produzir uma campanha global para a marca Dove promovendo a autoconfiança feminina. Uma equipe da agência de publicidade Ogilvy Brasil, parte do conglomerado de comunicação WPP, realizou a campanha em pouco mais de três meses. A ideia da agência brasileira foi confrontada com projetos vindos da Ogilvy Shangai e Ogilvy Londres. A Unilever acreditou na proposta e autorizou a execução da campanha sem nem mesmo ter um roteiro à mão. O resultado? Um sucesso poucas vezes visto na propaganda mundial.

Após a primeira semana de lançamento (simultâneo no Brasil e nos EUA), o Dove ‘Retratos da Real Beleza’ já tinha sido visto por mais de 20 milhões de pessoas no Youtube. Para os criadores da peça, este filme não só é o mais repercutido da agência, como tem todos os quesitos para entrar para a história da propaganda mundial.

O filme que foi realizado na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, mostra diferentes mulheres sendo retratadas por Gil Zamora, um artista forense do FBI que já produziu mais de 3 mil retratos falados em seus 28 anos de carreira. Elas foram escondidas atrás de uma cortina e o artista utilizou então e somente as próprias descrições que elas faziam de si mesmas.

Antes da sessão com Zamora foi solicitado a cada uma das participantes que passassem um curto período de tempo com uma pessoa desconhecida, mas sem explicar o motivo. Então, na segunda parte do vídeo, o profissional desenha as mesmas mulheres, usando as descrições destas pessoas desconhecidas. E isso resulta em retratos mais bonitos, mais felizes e com uma descrição mais precisa da beleza daquelas mulheres.

O engajamento do público feminino foi tamanho que, não só o vídeo se tornou o segundo mais visto nos últimos dias - perdendo apenas para o novo sucesso do cantor Psy -, como também as discussões na rede alçaram patamares poucas vezes vistos para uma campanha publicitária.

O vídeo deverá ser publicado nos canais da marca Dove no Youtube em diversos idiomas. Com isso, a agência Oglivy Brasil projeta que as visualizações alcancem a marca dos 80 milhões. De qualquer forma, para o jornal britânico The Independent, a campanha está “promovendo uma mudança significativa ao redefinir os padrões da publicidade e os ideais de imagem irreais perseguidos pelas mulheres”.

Gil Zamora percebeu isso. No vídeo, ele diz que não imaginava o quão diferente seriam os resultados das descrições. “Acho que elas (as mulheres que participaram da experiência) perceberam que esta autopercepção distorcida afetou partes de suas vidas e as escolhas que fizeram”, afirmou ele.

Se você ainda não conhece a campanha, conheça:

(Fonte: Exame)

Prev Next

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)