Tamanho do texto

+
A
--

Uma abordagem diferente para realidade modificada

Saúde Visual já apresentou os inovadores conceitos do Oculus Rift e do Google Glass. Agora trazemos outra abordagem para a tecnologia de realidade modificada. A ideia aqui é projetar uma realidade virtual em miniatura, que permite ver e interagir em três dimensões, dentro do mundo real.

Durante um ano, Jeri Ellsworth e Rick Johnson trabalharam secretamente em um par de óculos de realidade aumentada para a Valve, empresa desenvolvedora de tecnologia de ponta, criadora do conhecido jogo Counter-Strike. Eles foram demitidos, mas ainda assim, a empresa deixou que eles seguissem com o projeto. Juntos, Jeri e Rick formaram a Technical Illusions e, assim, finalizaram o projeto que foi batizado de CastAR.

Basicamente o CastAR funciona assim: no momento em que se veste os óculos, um projetor exibe imagens em uma tela de projeção reflexiva especializada. Em seguida, a tela devolve a imagem para o rosto e o óculos a divide entre o olho esquerdo e o olho direito, criando o efeito 3D.

Enquanto faz isso, o aparelho também pega LEDs colocados no lado de fora da tela, e usa os dados para rastrear a localização da cabeça em tempo real, alimentando as perspectivas corretas dos objetos 3D não existentes. Além disso, o CastAR permite incorporar aplicativos como cartões de realidade aumentada que colocam personagens de jogos e, em seguida, o aparelho acompanha a linha de visão para se certificar que os personagens estão sendo renderizados corretamente em 3D.

Apesar de sua aparência ser bem feinha, a configuração do equipamento é bastante sofisticada, com muito mais peças e requisitos do que qualquer um dos sistemas concorrentes existentes no mercado. Mesmo assim, como a tecnologia do CastAR está em seus passos iniciais, o pessoal da Technical Illusions apresentou o equipamento na Maker Faire, um festival de invenção, criatividade e desenvoltura, para descobrir, justamente, onde poderá aplicá-lo já que nem a Valve quis o projeto para si. E isso Jeri e Rick não souberam explicar.

O que eles sabem é que, depois do Maker Faire, os interessados no CastAR poderão doar dinheiro para o desenvolvimento do sistema. Ellsworth e Johnson acham que podem obter o custo de um sistema básico abaixo de 200 dólares, graças aos componentes das matérias-primas que eles usam e sua própria experiência. Mas se não der certo, é positivo esta agitação nos projetos de realidade aumentada e realidade virtual. Quem sabe quais outras abordagens podem surgir e os benefícios que irão trazer?


(Fonte: The Verge)

Prev Next

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)