Tamanho do texto

+
A
--

Economizar energia através da visão. Literal e ecologicamente!

Pesquisadores do Instituto Neurológico Barrow, nos Estados Unidos, testaram na prática duas teorias contraditórias sobre a percepção visual temporal - o quão brilhante uma luz parece ser aos nossos olhos.

Uma é a Lei de Bloch, que propõe que a percepção do contraste de um estímulo visual aumenta com sua duração, mas eventualmente se estabiliza em torno dos 100 milissegundos. A outra teoria é o efeito conhecido como Broca-Sulzer que, por outro lado, propõe que a percepção do contraste aumenta inicialmente com a duração do flash, atinge um pico e então cai novamente.

Orientados por Stephen Macknik e Susana Martinez-Conde, os pesquisadores descobriram que a discrepância entre a Lei de Bloch e o Efeito Broca-Sulzer é causada por uma influência intrínseca, uma espécie de desvio apresentado pelos participantes da experiência, o que leva a dados com um viés que altera as conclusões. Para superar este viés, eles melhoraram o projeto do experimento e, ao fazer isto, os resultados demonstraram que a visão temporal de fato segue o Efeito Broca-Sulzer.

Está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas... O que isso tudo significa? Significa economia de energia, já que a descoberta diz respeito à forma como os seres humanos percebem modulações temporais da luz.

É importante frisar que há mais de 125 anos pesquisadores tem estudado a visão temporal, mas a experiência da equipe de Mackinik é a primeira a estabelecer um controle de todas as formas conhecidas e critérios, a primeira a medir com precisão o papel da dinâmica temporal na percepção de brilho. Esta descoberta é tida como revolucionária, pois vai permitir a otimização das lâmpadas e outras fontes de luz.

Isso mesmo: segundo Macknik, “é possível economizar energia, pois podemos ajustar a nossa iluminação para que pisque de forma a aproveitar esse pico de percepção". Isso acontece porque a maioria dos dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas, monitores de vídeo e televisores, não emite uma luz contínua, mas uma luz que pisca em alta velocidade. Quanto mais rápido é este tremeluzir, menor é a capacidade do olho humano em percebê-lo, o que é mais confortável.

Os pesquisadores descobriram que existe uma faixa de cintilação dinâmica da luz que otimiza a percepção do brilho pelo sistema visual humano sem que seja necessário aumentar a potência da luz. Uma 'janela' temporal na percepção visual que pode ser explorada para “obter economias significativas projetando dispositivos emissores de luz que pisquem com a dinâmica ideal para ativar os neurônios do sistema visual no cérebro humano", explicou Macknik.

Tomando como base cada dispositivo emissor de luz, de lâmpadas a celulares - e apenas nos Estados Unidos -, os pesquisadores estimam que, se operados com a máxima eficiência para o sistema visual humano, isso economizaria milhões de dólares em eletricidade e energia. Potencialize isso para o mundo inteiro. Além de econômica, portanto, a descoberta também é ecologicamente correta.


(Fonte: Science Daily)

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)