Tamanho do texto

+
A
--

Pesquisadores criam aplicativo de fotografia para deficientes visuais

As pessoas cegas e amblíopes podem agora aumentar suas habilidades na arte de fotografar, graças a um aplicativo para smartphone criado por Dustin Adams e seus colegas da Universidade da Califórnia.

Eles observaram que os deficientes visuais querem ser capazes de tirar suas próprias fotos e mostrá-las aos amigos - assim como todo mundo faz. Também descobriram que existem poucas pesquisas para ajudá-las a tirar fotos melhores.

Assim, os pesquisadores entrevistaram 54 pessoas com idades entre 18 e 78anos. Alguns totalmente cegos outros amblíopes e outros, ainda, com um certo grau de dificuldade na percepção de luz. E perguntaram sobre o que eles acham mais difícil na hora de tirar fotos. O resultado praticamente serviu como uma especificação para a criação de um aplicativo.

Um dos entrevistados disse que um dos principais obstáculos é saber como enquadrar a foto. “Quando estou em um grupo, costumo ter alguém me aconselhando sobre o posicionamento da câmera, mesmo se eu mesmo for tirar a foto”, disse ele.

A mesma pesquisa mostrou que, apesar de muitos smartphones já oferecem detecção de rosto e um recurso de acessibilidade útil que fala para o usuário a função de botões da tela de toque, muitos mais recursos são necessários para fazer um aplicativo de câmera adequada aos deficientes visuais.

Adams e seus colegas, então, desenvolveram um aplicativo que utiliza o deslizamento do dedo na tela do celular para fotografar e, com detecção facial, conta e avisa (em voz alta) quantas pessoas estão aparecendo no enquadramento do retrato. O sistema também é capaz de ajudar no foco.

Assim que o modo de câmera do aplicativo é ligado, o celular também começa a gravar 30 segundos de arquivo de áudio que pode ser reiniciado a qualquer momento com um duplo toque na tela. Isto é para ajudar a organizar e compartilhar as fotos. O usuário pode optar por salvar o arquivo de som, juntamente com a data, a hora e os dados de GPS que é traduzido em áudio dando o nome do bairro, distrito ou cidade onde a foto foi tirada.

 

(Fonte: NewScientist)

Prev Next

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)