Tamanho do texto

+
A
--

Fadiga ocular, um mal cada vez mais presente

Sensação de cansaço, visão turva, coceira, ardência e dores de cabeça são sintomas comuns diante do aumento da poluição do ar e do uso constante de computadores.

Mas se estes sintomas deixam de acontecer de vez em quando e passam a ocorrer com muita frequência, o quadro aponta para o diagnóstico de fadiga ocular, um mal que tem atingido cada vez mais pessoas.

Segundo o oftalmologista Dr. Marcus Sáfady, muitas vezes as imagens do computador são pequenas e exibidas por trás de uma superfície refletora e, assim, manter o olhar fixo na tela do computador não é tarefa fácil para os olhos, já que exige um esforço constante de focalização na visão de perto e na visão intermediária.

Outro fator que pode ter um impacto negativo sobre o conforto visual é o ambiente em que a atividade é desempenhada. A qualidade e a quantidade da iluminação ambiente, a ventilação, poeira e fumaça de cigarro são outros fatores agravantes. Isso sem falar no estresse, que atinge a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Segundo o especialista, os primeiros sintomas podem se manifestar menos de uma hora após o início da atividade, quando o olho focaliza um objeto a curta distância, fazendo ajustes. Esses ajustes são chamados de microflutuações da acomodação visual e são realizados através das contrações de um músculo dentro do olho. Como todo músculo, o esforço contínuo leva ao estresse excessivo das funções oculares e ao cansaço. Com isso o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocorrendo então os sintomas da fadiga ocular, como dificuldade de foco, cansaço, entre outros.

Na busca de melhorar a qualidade visual de quem não tem como fugir do computador, já existe no o mercado oftamológico algumas soluções que amenizam a sensação de desconforto. Mas, antes de buscar estas alternativas, é indispensável uma consulta com um oftalmologista.

(Fonte: Portal da Oftalmologia)

Prev Next

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)