Tamanho do texto

+
A
--

Os Olhos - O Nervo Óptico

O nervo óptico constitui, com o homólogo contralateral, o segundo par de nervos cranianosNervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Os 12 pares de nervos cranianos recebem uma nomenclatura específica, sendo numerados em algarismos romanos, de acordo com a sua origem aparente, no sentido rostrocaudal. De acordo com o componente funcional, os nervos cranianos podem ser classificados em motores, sensitivos e mistos. Os sensitivos (puros) destinam-se aos órgãos dos sentidos e por isso são chamados sensoriais e não apenas sensitivos, que não se referem à sensibilidade geral (dor, temperatura e tato). Entre eles está o nervo óptico.

O nervo óptico constitui, com o homólogo contralateral, o segundo par de nervos cranianos. Transporta as sensações visuais do olho para o cérebro (penetrando no crânio pelo canal óptico), formando-se por convergência das células ganglionares ao nível da retina no olho.

O Nervo óptico emerge do quiasma óptico. Ele passa pela dura e entra no canal ópitco. Dentro da órbita ele permanece entre os músculos extrínsecos do olho. É constituído por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem próximo ao pólo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crânio pelo canal óptico. Cada nervo óptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma óptico, onde há cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto óptico até o corpo geniculado lateral.

Durante a vida embrionária, no prosencéfalo forma-se a vesícula óptica, que posteriormente se invagina para formar o cálice óptico. Este é constituído de uma folha externa que origina o estrato pigmentar da retina e, uma interna, que origina o estrato cerebral da retina, e deste, o nervo óptico.

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)