Tamanho do texto

+
A
--

Os Olhos - Patologias Oculares

As doenças dos olhos e do sistema visual afetam grande parte da população ainda que, nos últimos anos, com o aumento da qualidade da informação, dos avanços tecnológicos e da ciência médica em matéria de diagnóstico e tratamento, esteja cada vez mais fácil prevenir e tratar doenças que há pouco tempo atrás eram consideradas incuráveis.

As patologias oculares, incluindo meios diagnósticos, anomalias e tipos de cirurgia, são classificadas, primeiramente, de acordo com as partes da anatomia ocular às quais se vinculam: os segmentos anterior, medial e interno.

No segmento anterior temos as patologias ligadas às pálpebras, como a blefarite, o ectrópio e o xantelasma. Ainda temos o aparelho lacrimal e os problemas relacionados, como a canaliculite. A lágrima, a síndrome do olho seco, a conjuntiva, a córnea e a esclerótica também fazem parte deste segmento.

O segmento medial é composto pelo trato uveal e pelo cristalino. No primeiro temos anomalias como ciclite e o glaucoma. Já no cristalino temos a catarata.

Já no segmento interno encontramos as anomalias ligadas à redução da visão condicionada à luminosidade ambiente, à recepção de imagens anormais geradas por estímulos não-existentes no mundo exterior – os chamados corpos flutuantes -, às visões coloridas ou impressões cromáticas, à visão de cores e cegueira para cores (daltonismo), além das específicas relacionadas à retina (acromatopsia e descolamento, entre outros), ao humor vítreo (hemorragia vítrea) e à órbita (enoftalmia e exoftalmia).

Os profissionais de optometria também se deparam com outros problemas além das patologias acima mencionadas, como o albinismo, a atrofia óptica, a fotofobia e a oftalmia simpática que é uma doença tão devastadora como rara. 

Prev Next

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)