Tamanho do texto

+
A
--

A relação entre algumas variações genéticas específicas e a DMRI

Apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como principal responsável pela cegueira em países desenvolvidos e terceira causa no restante do mundo, a doença degenerativa atinge diretamente a mácula (região do centro da retina) e provoca perda progressiva da visão central.

Rara antes dos 40 anos e ainda sem causas bem definidas, a doença tem diversos fatores desencadeantes, sendo também relacionada às questões ambientais, alimentares ou à própria condição do olho. Indivíduos brancos, fumantes, mulheres e obesos são apontados como os mais suscetíveis. A ingestão de grandes quantidades de gorduras vegetais, a hipertensão e as dietas pobres em frutas, verduras e zinco também estão entre os fatores de risco.

Como nas fases mais precoces a doença pode passar despercebida, é importante consultar um oftalmologista regularmente e usar óculos escuros, uma vez que a exposição à luz solar pode desencadear o problema em pessoas que têm a predisposição genética.

No Brasil, onde, segundo estimativas, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é responsável por 5% dos casos de perda da visão, uma pesquisa pioneira desenvolvida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta a genética como principal fator de risco para o desenvolvimento da doença.

A tese da oftalmologista Luciana Negrão Frota de Almeida, orientada pelos professores Luiz Armando da Cunha de Marco e Márcio Bittar Nehemy, analisou a relação entre algumas variações genéticas específicas (polimorfismos) e a degeneração macular relacionada à idade. A presença da DMRI em familiares já era considerada um fator de risco. Em amostras de sangue de 303 pacientes - atendidos em uma clínica privada e no Hospital São Geraldo da UFMG, em Belo Horizonte - foi analisado o polimorfismo de três genes (CFH, ARMS2 e VEGF), comparados e relacionados com a doença.

Os resultados da análise indicaram que a população brasileira, mesmo muito miscigenada, segue o padrão mundial. "Nós vimos que o polimorfismo do CFH e do ARMS2 está associado à degeneração macular na população brasileira. O VEGF também, mas em menor escala", afirma a autora da tese de doutorado, defendida junto ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia.

Luciana pondera, no entanto, que associar a DMRI a esses genes não significa exatamente que a doença depende deles; e sim que existe alguma relação. "Mais de 50% dos pacientes apresentam esses genes com polimorfismo. Quando se observa variação em alguns deles especificamente, a chance de se ter degeneração macular é 30 vezes maior", explica.

Atualmente, só existe acesso ao tratamento para a degeneração macular úmida, forma que atinge cerca de 10% dos pacientes. O tratamento tem alto custo e nem sempre é eficaz. Enquanto isso, 90% dos casos são da versão atrófica ou seca, e esses indivíduos não têm muitas opções para minimizar a perda da visão. O ideal, segundo a autora, seria que o paciente com histórico familiar de cegueira relacionada à degeneração macular passasse por uma triagem genética. Embora esse tipo de exame não seja muito acessível, segundo a médica, também não é inviável. "Conforme sejam usados, esses exames deverão ficar mais baratos", avalia.

A expectativa é de que em um futuro não muito distante seja possível fazer testes genéticos como forma de diagnóstico precoce da doença.



(Fonte: Saúde Plena)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)