Tamanho do texto

+
A
--

Os cílios até podem crescer, mas...

Cílios longos e volumosos, como os das grandes atrizes que derramam charme pelas telas de cinema ou da tv e sem precisar recorrer à maquiagem para conseguir esse visual. Nada de rímel ou cílios postiços. Uma das atrizes mais belas do cinema, Elizabeth Taylor (1932-2011), era admirada pelo seu belo olhar, ressaltado pelos cílios longos e negros que faziam os maquiadores acreditarem que ela estava com cílios postiços, quando na verdade eram naturais. Para ficar com esta aparência de quem nasceu com um olhar poderoso, tem mulher se expondo a riscos e usando um colírio indicado para tratar o glaucoma.

Causado pelo aumento da pressão dentro do olho, o glaucoma, se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira – ele é a causa número 1 de cegueira definitiva no Brasil. O colírio que é usado para este tratamento tem, entre seus efeitos colaterais, o crescimento dos cílios.

Nas farmácias, também é possível encontrar outro produto, um cosmético que tem a mesma substância que faz crescer os cílios, o bimatoprost. Só que, em vez de pingar, ele é aplicado apenas na região ao redor dos olhos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que mesmo o produto fabricado para fazer os cílios crescerem é considerado um medicamento e, portanto, o produto só deveria ser vendido com receita médica, mas não é bem isso o que acontece. Ainda assim, a pessoa não está livre de sofrer os mesmos efeitos colaterais do colírio, que virou uma “febre” entre européias e agitou as brasileiras, que já estão usando tal cosmético.

O bimatoprost é uma substância que reduz a pressão intra-ocular e é utilizada na fabricação de colírio para o tratamento de glaucoma. Por isso, além de aumentar os cílios pode provocar todos os outros efeitos colaterais do medicamento: olho seco, ardência, alergia, fotofobia, inflamação palpebral, irite e manchas na pele ao redor dos olhos. Como se não bastasse, olhos claros podem ficar castanhos se o produto entrar em contato com a superfície ocular - e este efeito é definitivo.

Se o bimatoprost penetrar na corrente sanguínea através do canal lacrimal pode provocar hipertensão arterial, dor de cabeça, náuseas e falta de ar. Para evitar estes efeitos sistêmicos a dica para quem é portador de glaucoma é tampar o canto interno dos olhos com o dedo indicador sempre que for aplicar o medicamento.

A chance de o cosmético aumentar os cílios é de 50%, como ocorre com portadores de glaucoma que utilizam colírio também com bimatoprost. O efeito geralmente aparece depois de 3 meses, podendo acontecer um crescimento exagerado conforme a força da raiz dos cílios. Para quem não resiste às novidades, nenhum produto deve ser compartilhado para evitar contaminação dos olhos. E quem aderir ao tratamento cosmético deve suspender imediatamente o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista.

(Fonte: )

 

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)