Tamanho do texto

+
A
--

Além da dor (e da vergonha), o perigo de ficar com olho roxo

Um soco no olho. Isso pode acontecer com frequência se você for o Vitor Belfort. Uma pancada na porta do armário. Isso também pode acontecer com frequência se você for relaxado (ou descuidado, vai). Num caso ou no outro, logo surje o olho roxo.

O famoso “olho roxo” nada mais é que uma ferida na pele da pálpebra causada por trauma violento na região dos olhos. Como muitas contusões, um olho roxo pode não ser motivo de preocupações e desaparecer por conta própria em poucos dias.

Em alguns casos, no entanto, um olho roxo é sinal de ferimentos mais graves para os olhos ou para o crânio. Qualquer dano ao globo ocular que faz com que ele se torne vermelho e inchado deve ser prontamente avaliado por um médico ou um oftalmologista. Lesões como as que acontecem em lutas, esportes competitivos e acidentes comuns, podem envolver uma insuspeita hemorragia interna ou outros problemas mais graves. A fratura envolvendo os delicados ossos ao redor dos olhos pode prender um músculo do olho ou tecidos da região. Uma fratura orbital pode danificar o nervo óptico e causar permanentemente danos à vista. Se assim for, a cirurgia de emergência pode ser necessária para corrigir o problema.

Um trauma sem corte que provoca o sangramento sob a pele da pálpebra fina produz a descoloração preta e azul característica do ‘olho roxo’. A fratura profunda no interior do crânio também podem escurecer ambos os olhos, apesar de a própria área dos olhos não ficar ferida. As pessoas com sinusite alérgica às vezes sofrem de escurecimento e inchaço sob os olhos causados por inflamação dos vasos sanguíneos.

Para tratar um olho roxo deve se aplicar compressa fria na área afetada, o que ajuda a reduzir o inchaço e contrai os vasos sanguíneos, o que por sua vez, interrompe o sangramento abaixo da pele. Um cubo de gelo picado ou um pacote de legumes congelados aplicados como compressa na área afetada por 10 minutos a uma hora evita danos na pele em torno dos olhos.

Além do tratamento com gelo, não há muito a ser feito por um olho roxo, exceto evitar fazer qualquer coisa que poderia causar mais prejuízos, como colocar pressão sobre o olho inchado ou forçá-lo a ficar aberto. Se for preciso o uso de um analgésico, optar por aspirina ou paracetamol, por exemplo.

No entanto, ninguém será capaz de determinar a possibilidade de danos aos olhos apenas olhando no espelho. Se o próprio globo ocular estiver danificado ou se a visão for afetada, é importante consultar um oftalmologista o mais rapidamente possível após o trauma ocular.


(Fonte: WebMD)

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)