Tamanho do texto

+
A
--

Quer desligar o cérebro? Então pisque!

Uma piscadela de olhos dura entre 100 e 150 milésimos de segundo. Se não for paquerando ou fazendo graça feito o presidente Obama, dos EUA, uma pessoa pisca entre dez e 15 vezes para hidratar e oxigenar a córnea automaticamente. Durante a piscadela não há transmissão de informações visuais e não há luz. Mas as pessoas não têm consciência de que tudo ficou escuro momentaneamente.

Raramente as pessoas notam que estão piscando (salvo na paquera e após ler esta frase) e tem a impressão de uma “visão ininterrupta do mundo”, ficando alheias a estes “mini-blecautes”.

Para tentar explicar o motivo desta alienação, pesquisadores do Instituto de Neurologia do University College usou um dispositivo criado especialmente para avaliar os efeitos no cérebro durante as piscadelas do olho.

O dispositivo, feito com um cabo de fibra ótica, foi colocado na boca dos voluntários que estavam usando óculos à prova de luz e foram submetidos a um exame de ressonância magnética do cérebro. A fibra ótica foi acesa já no céu da boca dos voluntários e jogou luz no globo ocular de cada um deles, usando uma forte luz vermelha, o que fez com que a luz batendo na retina dos voluntários fosse constante mesmo quando eles piscavam.

Os cientistas, liderados por Davina Bristow, foram capazes de medir os efeitos do ato de piscar na atividade cerebral, independente do efeito causado pelo fechamento momentâneo dos olhos (que leva à interrupção da luz). Com isso, os pesquisadores descobriram que a piscadela reprime a atividade cerebral no córtex visual e outras áreas do cérebro, que são normalmente ativadas quando a pessoa fica consciente de eventos visuais ou objetos. Em outras palavras, o ato de piscar desliga partes do cérebro.

“Nós notaríamos imediatamente se o mundo ficasse escuro de repente, especialmente se isso acontecesse em intervalos de alguns segundos. Mas nós raramente notamos quando piscamos, mesmo que este ato cause uma redução similar na quantidade de luz entrando no olho, e isto nos dá uma visão de mundo ininterrupta”, explicou Davina para quem o experimento comprovou porque não percebemos os tais  mini-blecautes quando piscamos.

O fato é que piscar é algo importante para os olhos. Quando piscamos lubrificamos os olhos e evitamos crises de olho seco e irritação ocular. Também ao piscar há a reposição do filme lacrimal que mantém os olhos limpos e úmidos, protegendo-os contra corpos estranhos.


(Fonte: Portal BBC)

Prev Next

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)