Vestidos curtos e decotados, jeans justíssimos e muitas estampas de pele de animais, em especial a de zebra, traduzem a grife Cavalli. Um jeans é sempre um jeans, até cair nas agulhas do estilista italiano Roberto Cavalli. Só mesmo o rei do sexy extravagante, consegue transformar peças comuns em verdadeiras joias, disputadas e adoradas por celebridades mundiais como Jennifer Lopez, Mary J. Blige e Lenny Kravitz. Cavalli propõe um estilo muito peculiar, um tanto barroco, sempre apostando em estampas fortes e variedade de materiais.
Roberto Cavalli nasceu na cidade de Florença, berço da Renascença e da arte italiana, no dia 15 de novembro de 1940. Filho de uma costureira e de um pintor, ele foi criado em um lar modesto, e sempre esteve de alguma forma, ligado à arte. Seja em caráter familiar ou acadêmico. Se formou em Artes Plásticas na Escola de Arte de Florença, onde fez especialização em estampas têxteis. Ainda estudante, já colocava sua criatividade em prática. Com a ajuda de um amigo, começou, em 1965, uma das suas primeiras bem-sucedidas empreitadas: a estamparia em couro, feita curiosamente sobre uma mesa de pingue-pongue. Outro sucesso foi o patchwork (a arte de costurar retalhos de tecidos diferentes para a confecção de uma peça), quando, por brincadeira, resolveu unir pedaços de couro ao acaso, técnica que também se tornou uma referência no seu trabalho. Ele vendeu esta técnica para marcas famosas como Hermès e Pierre Cardin.
A marca Roberto Cavalli foi oficialmente lançada em 1970. Pouco depois, em 1972, o estilista apresentou a sua primeira coleção na histórica Sala Branca do Palazzo Pitti, em Florença, com a bela Brigitte Bardot desfilando seus primeiros centímetros quadrados. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira loja da marca na chique Saint Tropez, localizada na Riviera Francesa e na época o mais importante balneário de férias da alta sociedade européia. Pouco depois, lançou uma pequena coleção masculina. Neste momento, o reconhecimento internacional já batia à porta de Roberto Cavalli, apesar da sua resistência em seguir tendências pré-determinadas. Quando sentiu que era hora de enfrentar as passarelas, escolheu Milão como cidade de lançamento. O “sonho americano” com suas clientes endinheiradas foi conquistado de vez em 1985, após um antológico desfile no clube Studio 54.
Desfilado por Brigitte Bardot no auge de suas curvas, o estilista italiano experimentou o esquecimento nos anos 80 e voltou com força nos anos 90 graças, em grande parte, a Eva Duringer, sua segunda esposa. Ela assumiu o controle da produção, da distribuição, do licenciamento e da publicidade da marca. O renascimento começou em 1994, quando descobriu uma técnica com jato de areia para envelhecer o denim strech, uma proposta nova e inédita em um momento no qual as pessoas estavam cansadas da severidade que as reprimia, introduzindo no mercado a linha Cavalli jeans. Logo depois abriu lojas em São Bartoloméu (exclusiva ilha do Caribe), Veneza e novamente em Saint Tropez. À medida que o preto-e-branco dos minimalistas perdeu força, o trabalho criativo do italiano voltou a chamar a atenção, principalmente dos estilistas pessoais de famosos que precisavam de roupas para atrair os holofotes.
Nos anos seguintes foram lançadas coleções de relógios, lingeries, perfumes, além de uma linha completa para casa e uma coleção voltada para o público infantil (6 meses a 14 anos), chamada Roberto Cavalli Angels & Devils. E, claro, óculos. As peças tem como marca registrada detalhes luxuosos, metal dourado, tamanhos grandes, acetato com curiosos efeitos de cores e ousadas texturas, pedraria, estampas animais e linhas sinuosas.
Atualmente, as vendas da marca superam as dos mais badalados estilistas italianos. Roberto Cavalli revoluciona não só em seus desenhos sensuais, mas também em suas lojas. O Spazio Just Cavalli em Milão é mais que uma boutique. Ali se pode beber, comer, se surpreender e se divertir. Nos 500 metros quadrados distribuídos em três andares há espaço para todo tipo de detalhes incluindo um elevador em forma de nuvem com assentos em vison branco e duas plataformas para Dj.
Hoje em dia, de Madonna a Lenny Kravitz, passando por Anthony Hopkins e David Beckham, todos vestem a marca cuja icônica serpente é uma de suas assinaturas.