Tamanho do texto

+
A
--

A visão, o cérebro, a mágica e as nuvens

Quem não gosta de mágica? Sem dúvida, uma das atrações mais esperadas – e curtidas – no mundo do circo. Mesmo sabendo que nada daquilo é verdade, conseguimos nos surpreender com os truques apresentados. Nos surpreendemos porque vemos. E vemos algo que, de antemão, sabemos ser de realização impossível.

Será que o mundo é percebido como, de fato, ele é? Ou as pessoas vivem em um universo de ilusões, imersas em um grande show de mágicas? Para os neurocientistas Stephen Macknik e Suzana Martinez-Conde, do Instituto Barrow de Neurologia, de Fênix, no Arizona, Estados Unidos, reconhecido internacionalmente por seus estudos neurocientíficos, a resposta para estas perguntas está no cérebro.

A tese defendida pelos estudiosos é de que compreender como o cérebro processa os truques de ilusionismo pode ajudar a abordar aspectos comportamentais e distúrbios de atenção, além de desvendar questões relacionadas à consciência e à personalidade individual, entre outras. Ao aprofundarem-se na área, que conheceram por acaso, eles acabaram desenvolvendo um campo de investigação que tem justamente a mágica como instrumento de pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, muito já se conhece sobre a prestidigitação (técnica que permite dissuadir a atenção por meio do movimento rápido com as mãos), os truques dos profissionais, os mais recentes acessórios de apoio e as rações psicológicas aos feitos do ilusionismo, mas a neurociência vai mais fundo na investigação. Em um livro que lançaram sobre este assunto, Macknik e Suzana afirmam que querem “revelar o interior do cérebro no momento em que somos enganados por truques de prestidigitação. Queremos explicar, em um nível fundamental, por que somos tão vulneráveis aos truques da mente. Queremos entender por que a ilusão é parte integrante do caráter humano e que enganamos uns aos outros o tempo todo, e, por isso, vivemos melhor e usamos menos recursos cerebrais para fazê-lo, por causa da maneira pela qual nosso cérebro produz atenção”.

Um adepto dessa linha de raciocínio é o médico-pediatra e também mágico Eduardo Costa Tavares, professor aposentado da Faculdade de Medicina, atualmente docente da Universidade Fumec e da PUC Minas. Segundo ele, é antiga a preocupação dos neurocientistas em descobrir os mecanismos que levam ilusionistas a impressionar as pessoas com efeitos que a lógica e a ciência demonstram ser impossíveis. Para Eduardo, a dupla de neurocientistas resolveu aprofundar a teoria de que isso só é possível porque nosso cérebro, apesar de toda a sua evolução, tem limitações para perceber a realidade, “se é que existe uma realidade”, pondera Costa.

O que ocorre, de acordo com o professor, é que o cérebro, baseado em experiência anteriores, recebe estímulos parciais e fragmentados, por meio dos órgãos dos sentidos, e completa as partes que faltam nesse quebra-cabeça. Ou seja, é o cérebro que cria a própria realidade. “Por isso identificamos imagens conhecidas nas nuvens, em um papel ou na superfície de Marte; ou enxergamos uma mulher ser cortada ao meio, e depois reconstituída sem qualquer lesão”, exemplifica Eduardo Tavares.

Mas não é apenas a visão humana que comete erros assim. Criada pelo Shinseungback Kimyonghun, um grupo de artistas sul-coreanos, a exposição Cloud Face mostra que até computadores possuem a capacidade de enxergar expressões humanas nas nuvens. Eles utilizaram um sistema de reconhecimento facial para encontrar diferentes rostos nas nuvens de uma maneira automática. Este curioso trabalho pode ser conferido neste link.


(Fontes: Tecmundo e Boletim Ufmg)

Prev Next

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)