Tamanho do texto

+
A
--

A visão do futuro e o futuro da visão

A tecnologia assistiva está sempre trazendo novidades, o que é uma ótima notícia, principalmente para os deficientes. Saúde Visual, pela proposta do site em tratar de assuntos relacionados aos olhos, claro que sempre destaca os avanços no campo da visão. Agora, vamos destacar mais 4 projetos que trazem novas expectativas para os deficientes visuais.

Olho artificial – o caminho para se chegar a um "olho artificial" que funcione como o verdadeiro é ainda longo, mas pesquisadores conseguiram criar dispositivos de baixa resolução que já está disponível e consegue ser útil, de certa maneira. Ao invés de tentar substituir a visão inteiramente, estes “olhos” apenas traduzem um texto, apresentando-o para o usuário em um formato mais familiar: o sistema Braille.

Um implante de uma nova lente trifocal que oferece visão de perto, intermediária e longe, está revolucionando o tratamento da catarata. Até agora, muitos pacientes que tinham lentes artificiais inseridas em seus olhos, descobriram que tinham boa visão de perto e de longe, mas a visão de meia-distância, como por exemplo, olhar para uma tela de computador, ficava embaçado. Com isso, muitos ainda tinham que usar óculos e lentes de contato para preencher esta lacuna.

Criada originalmente para fins militares, para ampliar o campo de visão de tropas nos campos de batalha, as lentes de Realidade Virtual sobrepõe uma visão em 3D diretamente no olho. Os iOptiks podem, ainda, melhorar a visão também.

E, depois do Google e da Microsoft apresentarem seus projetos de óculos futurísticos, chegou a vez da Apple e da Olympus entrarem na briga. A Olympus está construindo o MEG4, um dispositivo Bluetooth que se comunica através de smartphones. Ele terá seu próprio sensor de aceleração, a sua própria interface e, talvez, os recursos de um GPS. Já os óculos da Apple, em verdade, são anteriores ao do Google em termos de patentes concedidas. O projeto começou como sendo algo um  pouco mais do que "óculos de cinema", feitos meramente para exibir os conteúdos de vídeo de um iPod. Aos poucos, porém, evoluiu para algo mais. Porém a empresa não divulga nada além desta informação, sem explicar o que seria este “algo mais”.

Aguardemos, pois.



(Fonte: Optical Vision Resources)

Prev Next

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)