Tamanho do texto

+
A
--

Ficar cego de amor pode significar problema cardíaco

Dizem que o amor é cego. Acontece que esta afirmativa está além das poesias. O amor pode cegar mesmo, de verdade. E quem garante isso são médicos da Dinamarca que divulgaram o caso de um homem de 66 anos que, cada vez que tinha um orgasmo, perdia a visão em um olho.

A notícia já causa espanto ao informar que o tal paciente tinha relações sexuais de duas a três vezes por semana. Nada mal para um cara de 66 anos, certo? Porém, cada vez que tinha um orgasmo, o sortudo ficava cego de um olho por alguns minutos – o que pode arruinar o momento, como é fácil imaginar.

Os médicos explicaram que a resposta fisiológica à atividade sexual inclui um aumento na atividade do sistema nervoso simpático, frequência cardíaca e pressão arterial sistólica. O paciente apresentou perda visual monocular transitória cada vez que atingiu o clímax da relação sexual, mas nunca durante a realização de exercício físico extenuante. Mecanismos hipotéticos de perda visual monocular transitória incluem vasoconstrição ou embolia no fornecimento de sangue arterial do olho.

Mas antes que as moças riam da situação, é bom saber que o problema também atinge mulheres.

Um médico no Texas (EUA) disse que uma paciente sua, de 48 anos, afirmava ter o mesmo problema. Trinta minutos de atividade sexual e ela começava a sofrer com dores de cabeça e perdia, momentaneamente, a visão de um dos olhos.

Então alguém pode achar que o problema está relacionado à idade, já que os dois casos envolvem pessoas acima dos 40 anos, mas não se trata disso. Segundo médicos, a perda da visão durante as relações sexuais afeta principalmente pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares.

O problema é chamado de perda de visão momentânea mono-ocular e ocorre por causa de algum problema vascular. Quando a pessoa chega ao clímax, um pedaço de tecido gorduroso da carótida se desloca até as veias que fornecem sangue para um dos olhos e bloqueia a passagem, fazendo com que o paciente tenha perda momentânea da visão.

Os especialistas afirmam que a existência deste distúrbio, portanto, pode ser um sintoma de que a pessoa sofre de algum problema cardíaco grave e o tratamento é feito com remédios vasodilatadores. Existem casos mais graves que precisam ser tratados com cirurgia.

O fato é que, se na hora do bem-bom você fica literalmente cego de prazer, é o momento de procurar um médico. Detalhe: estamos falando de orgasmos e não, necessariamente, de relação sexual. Se é que você nos entende...


(Fonte: The Body Odd)

Prev Next

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)