Tamanho do texto

+
A
--

De olho no Ginkgo Biloba e seus efeitos contra o glaucoma

O Ginkgo biloba, de origem chinesa, é uma árvore que foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer, por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada.

De lá para cá, muitos efeitos medicinais tem sido relacionados com a planta, desencadeando diversas reações benéficas que vão desde os pés até os ouvidos, como aliviar dores nas pernas e nos braços ou zumbidos no ouvido. Até agora, porém, nada havia relacionado com os olhos e a visão.

Mas em maio deste ano foi apresentado um estudo retrospectivo, realizado nos Estados Unidos, que avaliou o efeito a longo prazo do Ginkgo Biloba sobre a progressão de defeitos que surgem no campo visual em pacientes com glaucoma de pressão normal.

O estudo, dirigido por Sohn Lee, avaliou 42 olhos de 42 pacientes com glaucoma de pressão normal que receberam 80 mg de Ginkgo Biloba 2 vezes ao dia e que tiveram pelo menos 5 testes de campo visual por um período de 4 anos antes e após o tratamento com as folhas desta árvore, que é um dos fitoterápicos mais vendidos no mundo.

Os pesquisadores também avaliaram a mudança de taxa de progressão usando desvio médio, o desvio padrão standard e o índice de campo visual após o tratamento com o Ginkgo Biloba. Além disso, os investigadores analisaram o tempo de curso do desvio médio total em zonas correspondentes ao glaucoma usando um modelo linear de efeitos mistos com desiguais variâncias de efeito aleatório.

Eles observaram que a diferença de resultado terapêutico antes e após o tratamento com Ginkgo Biloba não foi significativamente diferente. Mas o estudo também relatou que antes do tratamento com Ginkgo Biloba, os coeficientes de regressão melhoraram significativamente.

Diante dos números da pesquisa, os pesquisadores concluíram que o Ginkgo Biloba abrandou a progressão das lesões do campo visual em pacientes com glaucoma de pressão normal, especialmente na correspondente ao campo central superior.



(Fonte: Review of  Ophthalmology)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)