Tamanho do texto

+
A
--

... Exoftalmia?

Trata-se dos olhos protuberantes, uma protrusão anormal (projeção) de um ou ambos os globos oculares, como ocorre com o humorista Fernando Caruso.

Olhos proeminentes pode ser um traço familiar. No entanto, olhos esbugalhados não é a mesma coisa que olhos protuberantes. Estes últimos devem receber atenção imediata.

A protuberância de um só olho, especialmente em uma criança, é um sinal muito sério e deve ser avaliado imediatamente.

O hipertireoidismo (especialmente a doença de Graves) é a causa mais comum de olhos protuberantes. Com essa condição, os olhos não piscam com muita frequência. Mas nem todo mundo que possui hipertireodismo pode desenvolver a disfunção. Segundo o oftalmologista Newton Vale, membro da equipe da Santa Casa de Juiz de Fora e um dos poucos capacitados para a realização da descompressão orbitária em todo o Brasil e que realizou as primeiras cirurgias do gênero, somente 40% dos pacientes que possuem desequilíbrio nas funções da tireóide desenvolvem a exotalmia.

Geralmente, não há parte branca visível entre o topo da íris (a parte colorida do olho) e a pálpebra superior. Ver uma parte branca nessa área normalmente é uma boa indicação de que há protuberância anormal do olho.

Como as mudanças nos olhos se desenvolvem suavemente, familiares podem não notar até que a condição esteja relativamente avançada. Fotografias frequentemente chamam a atenção para a protuberância quando ela pode ter passado despercebida anteriormente.

A órbita já possui uma certa quantidade de gordura, que serve como uma espécie de "almofada" para os olhos. Com o aumento da gordura nessa região pela disfunção da tireóide, essa "almofada" fica maior, aumenta a pressão na região, e consequentemente expulsa os olhos do paciente para fora. Newton Vale diz que entre os brasileiros é normal uma expulsão do olho até 20 milímetros. O que está acima disso, já é resultado da exotalmia.



(Fonte: Acessa.com)

Prev Next

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Conheça a nova coleção da Fiero!