Tamanho do texto

Menopausa e catarata - existe ligação?

Os hormônios sexuais femininos estão relacionados a muitas funções no organismo da mulher, inclusive à visão. A síndrome do olho seco na pós-menopausa é o problema ocular mais conhecido, mas não é o único.

Doenças do sistema reprodutor como a ooforite (inflamação dos ovários provocada por caxumba) ou a SOP (Síndrome do Ovário Policístico) que leva às disfunções do LH (hormônio luteinizante) e do FSH ( hormônio folículo estimulante) podem interferir na saúde dos olhos quando provocam menopausa precoce, interrupção da menstruação antes dos 45 anos. A soma destes fatores aumenta o risco de catarata, doença que torna o cristalino turvo e responde por 47% dos casos de cegueira no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, que revisou 16 estudos sobre os efeitos da TRH (Terapia de Reposição Hormonal) na saúde da mulher, realizados entre 1992 e 2007.

O especialista explica que a menopausa precoce predispõe à catarata prematura porque o epitélio (camada externa) do cristalino tem receptores de estrogênio capazes de inibir proteínas chamadas de fatores de crescimento, como o TGF-beta, que induzem à doença. Não quer dizer, ressalta, que toda mulher que tem menopausa precoce deva fazer reposição hormonal para proteger a saúde dos olhos. Isso porque, é necessário diagnosticar a causa da queda de hormônios que em muitos casos requer outras terapias. O especialista diz que este é o caso da ooforite e da SOP, dos hábitos que alteram as funções ovarianas e oculares como as rotinas estressantes, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, ou ainda das alterações sistêmicas como o diabetes e disfunções da tireóide.

Porém, esta afirmação não é um consenso geral, segundo a Dra. Maira Saad de Ávila Morales, coordenadora científica do Departamento de Oftalmologia da Associação Paulista de Medicina (APM). Segundo a Dra. Maira, um artigo científico de Lindblad, que reuniu 4324 pacientes durante 98 meses, demonstra que a reposição hormonal aumentou em 18% o risco de desenvolvimento da catarata.

A médica ressalta que é muito importante que as mulheres na menopausa procurem seu oftalmologista por diversos motivos, já que com as mudanças hormonais existe uma alteração do filme lacrimal e é comum a queixa do “olho seco”. Além disso, após os 40 anos existe a presbiopia (perda de acomodação para perto) sendo necessária a prescrição de lentes corretivas. Outro fator importante, ainda segundo a médica, é que nesta fase deve ser pesquisado o glaucoma, especialmente em pacientes com histórico familiar, controle de fundo de olho especialmente nas mulheres com hipertensão e diabetes ou com história de degeneração macular na família, entre muitas outras indicações.

Para as mulheres que estão atravessando esta fase, a dica é para que ficarem atentas aos sintomas da catarata. Em seu estágio inicial, ela pode causar uma perda discreta da qualidade visual, alterando a visão das cores, que se apresentam mais desbotadas. Outro sintoma bastante comum é a diminuição da acuidade visual noturna, às vezes com certo ofuscamento na presença de focos intensos de luz, como faróis de automóveis. À medida que a catarata avança, a visão vai ficando progressivamente mais turva e embaçada, prejudicando as atividades mais comuns tais como a leitura, o caminhar ou até assistir televisão.



(Fonte: WebMD)

Prev Next

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Newsletter (2)

Fiero