Tamanho do texto

+
A
--

Entre manifestos, pimentas, vinagre e bolas de borracha - proteja seus olhos

Nos últimos dias, manifestações estão acontecendo por todo o país. Saúde Visual reconhece a importância deste momento para a nação e, como um site de notícias voltadas para a saúde dos olhos e da visão, recomenda muito cuidado a todos os envolvidos nos protestos. E não apenas com a integridade física e moral. Estamos, claro, falando dos olhos e da visão. O assunto é tão pertinente que, no Cairo, fizeram até um mural sobre isso (foto).

Se digitarmos no Google “manifestantes atingidos nos olhos”, vamos encontrar mais de 290 mil resultados. Até a página 10, quem recebe o maior destaque é a jornalista Giuliana Vallone, da TV Folha. Porém, os quase 300 mil resultados não se referem somente às passeatas no Brasil. Ali vamos encontrar referências às agressões que atingiram o olho de manifestantes em todo o mundo, da Turquia à França, passando por Portugal e Espanha.

Não é difícil entender por que o olho é a parte mais atingida em qualquer manifestação. Cegando-se o reclamante, acredita-se que a reclamação irá cessar sem a necessidade de força bruta ou o uso de armas letais. O spray de pimenta é a síntese deste raciocínio. O gás é um agente inflamatório que atua nas mucosas dos olhos, nariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico. Causa de imediato o fechamento dos olhos. A extensão dos efeitos depende da quantidade disparada, mas, em média, o efeito dura de cerca de 30 minutos, podendo permanecer, com menor intensidade, durante horas.

O Journal of Investigative and Visual Science publicou um estudo que conclui que a simples exposição do olho ao gás é inofensiva, mas a exposição repetida pode resultar em mudanças na sensibilidade da córnea, embora não exista perigo para a acuidade visual. Contudo, tem sido relatado que algumas pessoas estão de fato imunes aos seus efeitos. As razões são desconhecidas.

Na Turquia, manifestantes asseguram ter sofrido graves irritações nos olhos após terem sido atingidos pela água dos blindados policiais. Apesar do governador local afirmar que se tratava de uma ‘solução médica’, o jornal "Milliyet" publicou um vídeo no qual se vê dois soldados jogarem o conteúdo de uma vasilha azul, identificado com a marca Jenix, nos tanques dos veículos de água a pressão. A vasilha é idêntica à que se encontra no site da empresa Jenix, identificado ali com as siglas JNX5073A, um produto químico que só pode ser vendido a instituições públicas ou forças de segurança.

O vinagre, que virou piada na internet, também foi utilizado como arma química. Muitos acharam um exagero, mas o fato é que o produto, mesmo sendo doméstico, causa irritação nos olhos. Foi o que aconteceu com a repórter Rita Lisauskas, da Tv Bandeirantes, por exemplo. Ela gravava matéria quando alguém lançou vinagre nos olhos da repórter. Um manifestante se aproximou e pediu desculpas em nome do movimento.

Tão perigoso quanto os agentes químicos são os traumas oculares contusos, ou seja, os causados por pancadas violentas na região dos olhos. O fotógrafo Sergio Silva, do jornal Folha de São Paulo, que cobria o quarto dia da manifestação contra o aumento das tarifas, na noite de quinta-feira (13/06) na capital paulista, foi atingido no olho esquerdo por uma bala de borracha. De acordo com a esposa dele, Kátia Passos, Sergio teve um trauma ocular, além de lesões e fratura de órbita. “A acuidade visual dele nesse momento é muita baixa. Ele corre um risco muito grande de ficar cego”, disse Kátia. Não sem motivo: pancadas na região dos olhos podem causar descolamento de retina. O risco é ainda maior para portadores de miopia. Isso porque o alongamento axial do olho míope fragiliza a retina.

No mesmo dia, a repórter da TV Folha, Giuliana Vallone, foi atingida no olho direito por uma bala de borracha disparada por um policial. De acordo com ela, não havia nenhuma manifestação violenta quando policiais chegaram e atiraram em sua direção. Ela e Leandro Machado, também jornalista, ficaram feridos. Detalhe curioso: em um texto publicado em sua página pessoal do Facebook, Giuliana contou que, de acordo com os médicos, “os óculos possivelmente salvaram” o seu olho.

Não é exagero. Apesar de não ser um óculos específico para proteção, os de Giuliana funcionaram tal como. Em 90% dos casos de traumas oculares contusos, o uso de óculos de proteção pode prevenir contra a perda da visão. Os números são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima que no Brasil a principal causa de cegueira em um dos olhos são os traumas oculares. A Organização ensina que nos casos de trauma ocular químico, a indicação é usar só água corrente e depois encaminhar a um serviço de saúde, se possível especializado. Nos contusos, com acidente ou perfuração, a dica é não colocar nada no olho, não usar colírios nem pomadas e, outra medida possível, é proteger o olho com copo plástico ao redor dos olhos.

Portanto, seja numa manifestação ou até mesmo nos momentos de lazer, lembre-se sempre de proteger seus olhos. A prevenção é fundamental e a luta não pode parar!


(Fontes: Agências de Notícias, OMS)

Prev Next

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)