Tamanho do texto

+
A
--

Deficiência visual, depressão e morte

Os mecanismos pelos quais a deficiência visual aumenta o risco de mortalidade são mal compreendidos, segundo a opinião de pesquisadores estadunidenses que buscaram avaliar os efeitos diretos e indiretos da auto-avaliação da deficiência visual sobre o risco de mortalidade, através de mecanismos mentais, práticas de bem-estar e cuidados preventivos.

Usando os dados completos de 12.987 participantes adultos na Pesquisa 2000 Medical Expenditure Panel (MEPS) com ligação à taxa de mortalidade, pesquisadores utilizaram duas variáveis latentes que representam tanto o bem-estar mental quanto os cuidados preventivos precários para examinar as vias de efeito múltiplo de auto-avaliação sobre as causas de mortalidade entre os portadores de deficiência visual.

A conclusão foi que os cuidados preventivos mal realizados não estavam relacionados com o aumento de mortalidade e que o bem-estar mental diminui o risco de mortalidade entre portadores de deficiência visual .

Ou seja, portadores de deficiência visual aumentam o risco de mortalidade direta e indiretamente através do impacto adverso que a cegueira causa sobre o bem estar mental. Com este resultado, os pesquisadores sugerem que seja uma prioridade da saúde pública diagnósticos mais precisos e tratamento da depressão - e outras condições de saúde mental - em pessoas que vivem com deficiência visual.

Um exemplo da importância deste tipo de prioridade vêm do Canadá, onde cientistas examinaram se pacientes com doenças oculares relacionadas à idade tais como degeneração macular (DMRI) ou glaucoma são mais propensos a mostrar sinais de depressão, comparados com um grupo de adultos mais velhos com boa visão.

Eles recrutaram 315 pacientes (81 com DMRI e 91 com glaucoma) das clínicas de oftalmologia de um hospital de Montreal a partir de setembro de 2009 até Dezembro de 2011. Eles avaliaram os sintomas depressivos utilizando a Avaliação de Espaço de Vida. Além disso, os pesquisadores utilizaram regressão logística para a saúde, levaram em conta questões demográficas e fatores sociais.

Eles observaram que 78 pessoas preencheram os critérios para a depressão (25%) e que todos os grupos com doença ocular foram mais prováveis de ficarem deprimidos do que o grupo saudável. O tempo de vida pareceu mediar a relação entre a doença do olho e depressão.

Tanto nos casos de aumento de mortalidade quanto nos de depressão, além da interligação entre eles, fica notório a importância da maior atenção das famílias, dos médicos e da sociedade para as necessidades da boa saúde mental e dos desafios de mobilidade de pacientes com doença ocular.



(Fonte: Optometric Physician)

Prev Next

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)