Tamanho do texto

+
A
--

As polêmicas lentes dos olhos de mangá

O mangá é um gênero da literatura japonesa que têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que contavam uma história à medida que eram desenrolados.

Sua forma atual surge no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais provenientes dos Estados Unidos e da Europa. Com a ocupação americana após a Segunda Guerra Mundial, os mangakas, como os desenhistas de mangas são conhecidos, sofrem grande influência das histórias em quadrinhos ocidentais da época, traduzidas e difundidas em grande quantidade na imprensa cotidiana.

É neste período que um artista influenciado por Walt Disney e Max Fleischer revoluciona o manga, dando-lhe um ar mais moderno: Osamu Tezuka. As características faciais semelhantes às dos desenhos de Disney e Fleischer, onde olhos (como na personagem Betty Boop, de Fleischer), boca, sobrancelhas e nariz são desenhados de maneira bastante exagerada para aumentar a expressividade dos personagens.

O poder que a estética mostrada – e talvez até os valores abordados – nos mangás exerce na juventude de todo o planeta fica bem caracterizada na nova moda em Tóquio, entre as mulheres: usar uma lente que aumenta a íris, a parte colorida dos olhos, lançadas pela G&G. A cantora Lady Gaga já usou uma lente dessas em um de seus clipes musicais.

As lentes podem ser de grau e duram até 1 ano, o que as torna aptas a serem usadas no dia-a-dia, e não mais apenas como um acessório pra uma festa. A moda promete chegar com tudo no Brasil, pois está começando a ganhar força no mundo asiático – e não apenas no Japão, mas também na Coréia e em fóruns de discussão na Malásia.

Acontece, porém, que estas lentes não têm registro na Anvisa, portanto elas não podem estar no nosso mercado. Além disso, por serem um pouco maiores, mais espessas e por terem pigmentos na sua constituição, interferem mais ainda na chegada do oxigênio à córnea e podem comprometer a visão e deixar sequelas nos pacientes. O alerta foi feito pelo presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, César Lipener, no programa "Fantástico" da Rede Globo.



(Fonte: Fantástico)

Prev Next

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)