Tamanho do texto

+
A
--

As águas de março sem poesia e com doenças oculares

Março chegou e, com ele, as famosas águas que vão fechar o verão, conforme eternizou Tom Jobim. E são nestes períodos chuvosos do verão que os olhos mais sofrem.

A química é simples: se o calor facilita a proliferação de bactérias, os ambientes fechados durante as chuvas criam condições favoráveis para a disseminação de vírus. Com isso, o resultado não poderia ser outro pois, além da conjuntivite bacteriana ser mais comum no verão, a maioria das consultas com oftalmologistas por conjuntivite viral é decorrente do maior volume de chuvas.

Decorrente de uma inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte interna da pálpebra e a esclera (a parte branca do olho), a conjuntivite apresenta alguns sintomas característicos, como olhos vermelhos, irritação coceira, pálpebras inchadas e aversão à luz. Na conjuntivite viral o lacrimejamento é intenso enquanto que na bacteriana surge uma secreção amarelada que chega a colar as pálpebras. Em qualquer caso, porém, é sempre importante consultar um oftalmologista.

Outras doenças ligadas ao excesso de chuva e às enchentes decorrentes dos temporais típicos de verão - e que podem afetar os olhos - são a hepatite A, a dengue e a leptospirose. No caso desta última, os olhos revelam o grau de contaminação, pois, caso fiquem amarelados, por exemplo, é porque a internação imediata faz-se necessária.

Já a hepatite A pode causar neurite óptica, inflamação do nervo óptico que pode causar perda parcial ou total da visão e cujos sintomas são alteração na visão de cores, queda da acuidade visual e dor nos olhos. No caso da dengue o risco para a visão está na hemorragia ocular e pela oclusão vascular, causada pelo deposito der anticorpos nas paredes internas dos vasos e artérias.

Portanto, quem se deixar levar pelas águas de março e contrair qualquer uma destas doenças deve, além do tratamento convencional recomendado, consultar um oftalmologista e fazer exames como o de fundo de olho.


(Fonte: Plena Mulher)

Prev Next

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)