Tamanho do texto

+
A
--

Animais também precisam visitar o oftalmologista

Dar carinho, dar banho, brincar, levar para passear, alimentar, cuidar da saúde. Parece fácil cuidar de um animalzinho de estimação. Mas, na questão da saúde, muita gente esquece os olhos e os procedimentos necessários para que a visão do animal seja a mais perfeita possível. Ou seja, animais de estimação também precisam se consultar com um oftalmologista.

Quase todos os animais domésticos, principalmente cães e gatos, podem apresentar várias doenças nos olhos. A mais comum é sem dúvida a conjuntivite e a ceratite, pois as córneas são atingidas e podemos observar a secreção amarelada, além da vermelhidão nos olhos.

Outros problemas comuns em animais das grandes cidades são úlceras da córnea, catarata e ceratoconjuntivite seca (os olhos secos). No caso das úlceras, um cuidado inicial com o animal deve ser o de verificar se não existem pêlos ou mesmo cílios que possam estar encostando-se às córneas, pois isso pode causar uma úlcera de córnea por traumatismo repetitivo. Se isto estiver ocorrendo, leve o animal ao veterinário para aparar os pêlos e fazer a depilação dos cílios.

As raças mais suscetíveis às lesões de córnea são as braquicefálicas, devido à maior exposição dos olhos, ou seja Shih tzu, Lhasa Apso, Pug, Bulldog, entre outros. Além disso, a secreção dos braquiocefálicos, além de causar mau cheiro, pode causar infecções se ocorrer acúmulo excessivo. Portanto, a limpeza é fundamental.

Já no caso da ceratoconjuntivite, não inicie qualquer tratamento sem indicação médica, pois alguns colírios são compostos de corticóides que favorecem o crescimento de fungos, caso sejam os causadores da lesão. O uso indiscriminado de corticóide pode até mesmo levar à perfuração da córnea, assim todo cuidado é pouco.

No caso específico dos gatos, também são muito comuns as uveítes, uma espécie de inflamação intra-ocular. A raça Persa é a que exige maiores cuidados, devido à conformação da face e projeção dos olhos.

Já a catarata, que é uma opacidade do cristalino, ocorre principalmente em cães senis. Não existem colírios nem medicamentos que resolvam o problema. A cirurgia é recomendada em muitos casos e, hoje em dia, a técnica mais indicada é semelhante à utilizada em seres humanos, sendo possível até o implante de uma lente artificial em substituição ao cristalino extraído, com 90% de sucesso. Existem raças de cães mais predispostas à catarata, como Poodle, Lhasa Apso, Cocker, Schnauzer e outras. Já entre os gatos, as cataratas são mais raras.

É preciso destacar que os cuidados com os olhos não são tão complexos para a maioria das raças de cães e de gatos, exceto para aqueles que tem olhos proeminentes, que é o caso dos Shih tzus, onde as chances de ferimentos são maiores. Pelos olhos serem grandes e bem expostos, eles machucam com mais facilidade, podem esbarrar em objetos, plantas, nas brincadeiras com outros animais, ou o próprio animal ao se coçar.

Além disso, as raças que possuem focinho curto exigem mais atenção, pois o focinho “achatado” pressiona as glândulas lacrimais, ativando a produção excessiva de lágrimas. Por isso, animais de pelagem branca, como maltês e poodle, acabam ficando com manchas de lágrimas e secreções oculares nos pelos ao redor dos olhos, pois a lágrima é ácida e "queima" o pelo.

Como não existe um método para evitar que o animal libere a secreção, até porque a lágrima tem importante função de proteção dos olhos, como impedir a entrada de microrganismos e até mesmo ciscos, pelos e afins – além de proteger contra lesões na córnea -, o melhor a se fazer é a limpeza dos olhos, se possível todo dia, se não for possível, pelo menos 3 vezes na semana.

A limpeza deve ser feita com gaze e soro fisiológico, desses de farmácia, a 0,9% de cloreto de sódio e que deve ser mantido na geladeira depois de aberto para evitar contaminação. Caso não seja possível usar o soro, faça com água morna. Procure passar apenas em volta dos olhos pra não levar contaminação pra dentro do olho.

Quanto aos pelos claros manchados, pode-se utilizar o mesmo procedimento, apesar de já existirem no mercado especializado vários produtos que prometem sumir com as manchas. Reiterando que essas manchas não representam nenhum problema ocular, nem causam prejuízo nenhum. Trata-se apenas de estética.

É muito importante que os proprietários fiquem atentos aos sintomas de problemas oculares - olho vermelho (a vascularização sanguínea vai ser excessiva na parte branca do olho), secreção em excesso, coceira (o animal fica passando a pata, esfregando), olhos fechados ou piscando rapidamente. O olho pode adquirir um tom "azul embaçado" ou mesmo alguma outra cor anormal. Se o animal apresentar um ou mais desses sinais, o proprietário deve levá-lo para uma consulta veterinária imediatamente.



(Fonte: Provet)

Prev Next

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)