Tamanho do texto

+
A
--

Lentes de contato: a nova onda da estética odontológica

Já apresentamos neste artigo a inversão da Lei de Talião em mais uma inusitada técnica criada pelos oftalmologistas. De “olho por olho, dente por dente”, temos “olho por dente e dente no olho”. Conhecida como Osteo Odonto Kerato Prosthesis (OKPP, na sigla em inglês), este complicado procedimento cirúrgico prevê a extração de um dente do paciente, a abertura de um buraco no dente e a inserção da lente no buraco.

Agora, a onda da estética odontológica são os laminados de porcelana: pequenas peças confeccionadas artesanalmente ou por meio de impressoras 3D, que custam entre 1 800 e 5 000 reais cada uma, dependendo do profissional. Elas têm de 0,2 a 0,5 milímetros de espessura e são colocadas sobre o esmalte com cola especial, dente por dente.

Trata-se de uma estrutura definitiva, que raramente cai, e requer uma manutenção simples, como a limpeza. As mais finas, que não precisam de desgaste dental antes da colocação, são chamadas de lentes de contato. As grossas ficaram conhecidas como facetas e precisam de brocas (o famigerado motorzinho) no processo.

Esse tratamento, é preciso dizer, nem sempre tem a ver com saúde bucal, como aconteceu com outras modas do gênero. Há cerca de meio século, a tendência entre alguns grupos era enfeitar a arcada: nos anos 60, com capas de ouro, e, nos 80, por meio dos grillz, revestimentos metálicos popularizados pelos rappers. Neste milênio, houve quem buscasse repetir com raspagem o vão entre os incisivos superiores da cantora Madonna e da modelo Georgia May, filha de Mick Jagger.

Quem decide usar lente de contato nos dentes deve se preparar para ter o rosto esquadrinhado. Calcula-se o espaçamento dos olhos, o tamanho do nariz, a cor da pele, e por aí vai. E quem se aventurar vale mesmo ficar atento aos exageros: nessa moda, quem ri por último nem sempre está rindo melhor.



(Fonte: Veja São Paulo)

Prev Next

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)