Tamanho do texto

+
A
--

O café faz bem, o café faz mal... fique de olho!

Noticiamos aqui que um estudo, publicado na conceituada revista Ophthalmology, informa que a cafeína pode aumentar a produção de lágrima e, assim, servir como tratamento para o problema visual conhecido como síndrome do olho seco. Acontece que a pesquisadora responsável, a japonesa Reiko Arita, ainda não podia explicar exatamente por que a cafeína aumenta o volume de lágrima.

Agora, uma pesquisa americana, publicada no jornal Investigative Ophthalmology & Visual Science, alerta que beber mais de três xícaras de café por dia pode aumentar o risco de perda de visão e cegueira. Até mesmo quantidades moderadas da bebida podem fazer com que a pessoa desenvolva o glaucoma.

Segundo os pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, em Boston (EUA), os compostos encontrados no café podem aumentar a pressão dentro do globo ocular, causando uma alteração na visão conhecida como síndrome de esfoliação, que pode evoluir para um glaucoma.

Não é a primeira vez que estudos apontam esta correlação entre café e glaucoma. Pesquisas realizadas anteriormente revelaram que as populações escandinavas, que são grandes consumidoras de café, têm a maior ocorrência da doença.

O recente estudo estadunidense avaliou mais de 120 mil pessoas, no Reino Unido e nos EUA, acima dos 40 anos de idade e que não sofrem de glaucoma. Eles responderam a questionários sobre o consumo da bebida e seus prontuários médicos foram verificados para analisar o histórico da doença.

As pessoas que bebiam mais de três xícaras de café por dia apresentaram maior risco de desenvolver doenças relacionadas à visão do que aquelas que não fazem consumo da bebida. E as mulheres com histórico familiar de glaucoma também apresentaram um risco elevado.

Apesar dos riscos relacionados ao café, os pesquisadores afirmam não ter encontrado nenhuma relação com outros produtos que contém cafeína, como chá, chocolate e os refrigerantes de cola.



(Fonte: Agência O Globo)

Prev Next

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)