Tamanho do texto

+
A
--

A situação atual da infecção pelo HIV e as doenças oculares

Uma vez que o HIV é um tipo de vírus chamado retrovírus, a medicação usada para tratamento é a chamada anti-retroviral. Esses medicamentos poderosos controlam o vírus e diminuem a progressão da infecção por HIV. A quantidade de comprimidos que o paciente HIV positivo precisará tomar e a sua freqüência depende de quais medicamentos o médico escolher. Cada terapia antirretroviral altamente ativa é moldada para cada paciente individualmente.

No estágio atual de terapia antiretroviral altamente ativa (HAART), os desafios que pacientes portadores do vírus HIV enfrentam com relação às complicações oculares mudaram muito; no entanto, a morbidade ocular significativa persiste.

Existe, na literatura médica, uma constante atualização sobre esses desafios, com destaque para a literatura relevante dos últimos 12-18 meses. Embora sua incidência tenha diminuído substancialmente na era da HAART, o citomegalovírus (CMV) continua a ser uma importante causa de morbidade ocular e preditor de mortalidade.

O CMV pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster. As manifestações clínicas da infecção pelo CMV variam de uma pessoa para outra e vão desde discreto mal-estar e febre baixa até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina. O citomegalovírus nunca abandona o organismo da pessoa infectada, permanecendo em estado latente para que, em qualquer baixa na imunidade do hospedeiro, possa reativar a infecção.

Atualmente, os pacientes com CMV têm um risco aproximadamente igual de desenvolver uma complicação ocular em comparação com a era pré-HAART. Pouco se sabe sobre as considerações atuais epidemiológicas da sífilis e do HIV ocular, no entanto, pacientes com HIV podem ter maior probabilidade de uveíte posterior sifilítica.

Em relação à desordem neurorretiniana associada ao HIV, novas modalidades de imagem oftálmicas estão ajudando a descobrir potenciais alterações estruturais. Os desafios futuros na luta contra o HIV relacionados com a saúde dos olhos envolverão a identificação de fatores adicionais que conferem maior risco de retinite por CMV, a compreensão do escopo de sífilis ocular e outras infecções oculares em pacientes com HIV.

Além de aprofundar a compreensão das mudanças estruturais em desordem neurorretinianas como um possível indicador de danos em outros órgãos.

(Fonte: Optometric Physician)

Prev Next

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)