Tamanho do texto

+
A
--

Vista cansada? Olho ardendo? Pode ser estresse

Sassari é uma província italiana da região de Sardenha com cerca de 453 600 habitantes cuja capital também se chama Sassari. Lá existem algumas das praias mais bonitas da Sardenha, o que torna o lugar ideal para quem gosta de ficar à beira-mar.

Apesar disto, porém, os bancários desta província vinham reclamando de olho ardendo, coçando, irritado ou pesado e visão turva ou dupla durante (ou imediatamente) depois do trabalho. Apesar da iluminação não parecer afetar os níveis de desconforto na vista, o barulho e a fumaça afetavam bastante.

Estes são alguns dos sintomas apresentados pelos referidos profissionais e, assim, 212 deles foram entrevistados pelos médicos do Instituto de Medicina Ocupacional da Universidade de Sassari.

Os funcionários ouvidos tinham o mesmo ambiente de trabalho e as mesmas tarefas, além de ter um histórico de saúde semelhante. Trinta por cento daqueles que reclamaram de vista cansada ou visão turva tinham problemas no trabalho e baixa autoestima. Mas o detalhe importante é que quase nenhum dos funcionários que se disseram felizes no emprego tinha problemas de visão.

Para os pesquisadores, as demandas do trabalho, tanto físicas quanto psicológicas, influenciam a gravidade e frequência das queixas, sendo que parte delas é uma “expressão indireta do desconforto psicológico relacionado às condições de trabalho”.

A expressão dessas queixas pode ser exacerbada pela percepção de altas demandas no trabalho, atividades desinteressantes ou repetitivas e pouco apoio dos colegas e supervisores. Diante destes dados, fica o alerta: muitas pessoas que se queixam de cansaço e irritação na vista devido ao trabalho em frente à tela do computador podem, na verdade, estar estressadas e com baixa autoestima.

Mamma mia!



(Fonte: CNN)

Prev Next

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)