Tamanho do texto

+
A
--

Quero ficar no teu olho feito tatuagem...

Uma das, digamos, relações mais antigas acontece entre presidiários e tatuagens. Em 2010, porém, as autoridades norte-americanas ficaram surpresas ao descobrir que dois presos tinham sido submetidos a um doloroso e perigoso processo de tatuagem nos olhos. Mais exatamente dentro dos olhos, naquela parte branca, conhecida como esclera.

A modalidade, que já não é muito comum, também surgiu de um modo peculiar quando Irman e David Boltjes, dois detidos nos Estados Unidos, resolveram diferenciar-se dos outros presos que, como eles, já eram tatuados e com piercings espalhados pelo corpo.

A tatuagem em questão não se trata de um desenho, assim como é feito no corpo, mas sim consiste em aplicar tinta colorida na parte branca dos olhos e, assim, pintar totalmente os olhos. A mudança é feita através de dois procedimentos diferentes. Primeiro, com uma agulha tradicional com tinta sobre o olho, depois, uma seringa para injetar a tinta no olho.

Irman e David estão bem até hoje, mas, ainda assim, os resultados da tatuagem não podem ser muito positivas. O procedimento pode causar infecção, perfuração e hemorragia - entre as possíveis complicações. Por tudo isso é óbvio que a técnica, batizada de eyeball tattooing, não conta com a aprovação dos profissionais de oftalmologia já que o dano intraocular pode ser irreversível, levando à perda da visão.

É importante frisar que a tatuagem no globo ocular não tem nenhuma relação com a tatuagem na córnea. Este último é um procedimento cirúrgico que, por ser realizado numa área do corpo extremamente delicada, utiliza uma tinta especial. A aplicação é feita por meio de um corte na córnea onde é aplicada a tinta. A finalidade é puramente estética e o procedimento é realizado por um profissional especializado - e somente em pessoas que não enxergam.

Apesar de parecer impossível, a tatuagem do globo ocular já é praticada desde 2008. Na ocasião, o jornal britânico The Sun fez uma matéria comentando o assunto. Naquela época, Pauly Unstoppable, do Canadá, recebeu quarenta inserções de agulha para ficar com a esclera na cor azul. “É doloroso, é como se alguém estivesse tocando picadores de gelo ou facas nos olhos”, disse ele.

Mesmo depois de passados tantos anos do surgimento da técnica, o eyeball tattooing ainda é considerado um procedimento experimental - apenas cinco tatuadores no mundo realizam esse tipo de trabalho. Precisa dizer que, mesmo assim, a técnica começou a conquistar adeptos pelo mundo?


(Fonte: The Sun)

Prev Next

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)