Tamanho do texto

+
A
--

Confirmado: ficar muito tempo no computador faz mal aos olhos

Quando iniciamos esta seção sobre “Os olhos no computador”, publicamos esta matéria informando que não havia, até então, nenhum estudo científico comprovando que os computadores sejam prejudiciais aos olhos.

Isso porque a quantidade de radiação ultravioleta emitida pelo computador está bem abaixo daquela que provoca catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição. Uma variedade de sintomas como dor de cabeça, ardor, lacrimejamento, visão embaçada, podem ocorrer após o uso excessivo do computador.

Mas isso foi há alguns aos passados e, agora, parece que tudo mudou.

Agora, um estudo liderado por Yuichi Uchino, oftalmologista da Universidade Keio, no Japão afirma que passar mais do que sete horas diárias encarando uma tela causa danos ao “filme lacrimal” e diminui a produção de lágrimas, essenciais para manter essa parte do corpo lubrificada e limpa.

“Filme lacrimal” é o nome dado informalmente a um conjunto de três camadas mucosas na superfície dos olhos que são necessárias para sua proteção. De acordo com o estudo, passar muitas horas por dia na frente de um monitor faz com que os níveis da proteína MUC5AC presente nessa região dos globos oculares fiquem similares ao de pessoas com a chamada Síndrome do Olho Seco (SOS).

Enquanto as quantidades de MUC5AC nos olhos de uma pessoa normal fiquem em média em 8,2 ng/mg, pacientes com SOS têm em geral 3,5 ng/mg. Já aqueles que ficam mais que sete horas por dia na frente de um computador e não possuem a doença têm cerca de 5,9 ng/mg. De acordo com Uchino, quando estamos encarando telas, temos a tendência de abrir mais os olhos e piscar menos do que quando executamos outras tarefas.

No entanto, quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador e não tem como diminuir a quantidade de horas também não precisa se desesperar por não manter seus olhos adequadamente lubrificados. Médicos recomendam que pessoas nessas condições mantenham um umidificador em funcionamento constante no seu escritório e evitem contato direto com as rajadas do ar condicionado.



(Fonte: Tecmundo)

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)