Tamanho do texto

+
A
--

Suas lágrimas são muito importantes

Chorei até ficar cansado de ver os meus olhos no espelho... Lágrimas e chuva molham o vidro da janela, mas ninguém me vê...

Dores de cotovelo fora, chorar não é nenhum crime, nem problema. Afinal, são as lágrimas que fazem a lubrificação dos nossos olhos. Quando o fluxo não é suficiente, talvez devido ao ar seco, o envelhecimento, ou outras condições de saúde, os olhos podem ficar doloridos e irritados. Para as pessoas com casos leves de olho seco, ocasionalmente usando colírio conseguem resolver o problema. Outros com mais pronunciados e frequentes sintomas de olho seco podem precisar de outras medicações ou de um outro processo para bloquear os dutos de saída.

Chorar também costuma ser a primeira reação do recém-nascido e principal meio de comunicação até um ano de idade. Por isso, as lágrimas são importantes para identificar qualquer necessidade dos pequenos, inclusive o cuidado com os olhos.

Água boricada, rosa branca, compressa, tudo vale na hora de limpar os olhos do bebê. Mas, é preciso atenção, pois, alguns problemas oftalmológicos que exigem tratamentos mais sérios como o glaucoma congênito, a conjuntivite, a triquíase (cílios que nascem virados para o olho) ou o fechamento incompleto das pálpebras, também usam o lacrimejamento para se manifestar.

Especialistas afirmam que a doença mais comum entre os recém-nascidos é a Obstrução Congênita da Vias Lacrimais (OCVL), percebida pelo excesso de lágrimas, frequente em crianças com menos de um ano de idade.

A oftalmopediátrica, Maria José Carrari, explica que a principal causa de obstrução do canal lacrimal é a presença de uma membrana no local de abertura do ducto nasolacrimal, atrás do nariz. “Quando o canal lacrimal fica muito tempo obstruído pode haver inflamação ou infecção, pois a lágrima permanece retida por um período muito longo. Nesse caso, o local da inflamação fica vermelho, inchado e dolorido”.

A infecção é percebida quando o médico encontra lacrimejamento, aspecto de “olho melado” e dermatite na pálpebra inferior, sem sinais inflamatórios. “É comum que a criança apresente com maior frequência episódios de conjuntivite bacteriana graças ao excesso de umidade nos olhos”, diz Dra. Maria.

Entretanto cuidar da OCVL não é tão difícil. Quando a doença está acompanhada de conjuntivite o uso de colírios é recomendado. Mas, a especialista explica que as massagens na região são as mais efetivas e é possível aprende-las no consultório.

Já o procedimento cirúrgico, chamado sondagem, vem em último caso, quando nenhuma das alternativas funcionou. “Normalmente, não o realizamos antes dos nove meses de idade”, diz a oftalmologista. Apesar da anestesia geral o paciente entra e sai do hospital no mesmo dia.

Portanto, suas lágrimas são importantes e o seu chorar, desde que não seja por sofrimento, pode ser muito positivo. Ao menos para os seus olhos.


(Fonte: Portal Uol)

Prev Next

Mulher, teus olhos são meus livros.

Machado de Assis

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Existe um caminho que vai dos olhos ao coração, sem passar pelo intelecto.

Gilbert Keith Chesterton

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)