Tamanho do texto

+
A
--

Sete maus hábitos que envelhecem seus olhos precocemente

Saúde Visual já mostrou nesta matéria que uma nova série de pesquisas revelou que problemas de saúde típicos do avanço da idade, entre eles a perda de memória, uma maior lentidão no tempo de reação, a insônia e até a depressão podem ter como causa o envelhecimento dos olhos.

Mas existem outros fatores, além da idade, que causam este envelhecimento. Manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, é importante para os seus olhos, mas existem outras condições que devem ser evitadas. Por exemplo: você faz o gênero coruja da noite, é amante de fast food ou adorador do sol? As chances são de que você está envelhecendo prematuramente seus olhos - por dentro e por fora – são grandes! Veja como...

A pele ao redor dos olhos é uma das primeiras áreas do rosto a mostrar sinais de envelhecimento. Esfregar os olhos pode romper vasos sanguíneos minúsculos sob a superfície da pele e causar olheiras e olhos inchados, assim como os famosos e indesejáveis pés de galinha prematuros e pálpebras caídas. As injeções de Botox e cirurgia plástica das pálpebras podem rejuvenescer esta área, mas a prevenção é sempre melhor: evite puxar e repuxar a pele ao redor dos olhos.

Já tratamos disto em diversas seções de nosso site: expor os olhos aos raios UV do sol e os raios visíveis de alta energia é uma maneira infalível para envelhecer prematuramente e danificar os olhos e as pálpebras. A exposição ao sol de forma prolongada pode produzir queimaduras solares da superfície frontal do olho; cataratas e degeneração macular, pterígio, pinguécula e mesmo câncer da pálpebra. Usar óculos escuros que bloqueiam 100 por cento dos raios UV e outros mais nocivos, sempre que estiver ao ar livre - mesmo em dias nublados – é uma ótima pedida!

Fumar prejudica quase todos os órgãos do - incluindo os olhos. Pesquisas já ligaram o consumo de cigarros a doenças oculares que ameaçam a visão, como catarata, degeneração macular, uveítes, olhos secos e retinopatia diabética. De fato, os fumantes têm até quatro vezes mais probabilidades de ficar cego, em comparação com não fumantes. A boa notícia é que parar de fumar, não importa qual seja a idade, pode reduzir o risco de desenvolver uma doença ocular grave.

Você está comendo muito fast food e não o suficiente em frutas e vegetais? Então você provavelmente não está recebendo as vitaminas necessárias, minerais e ácidos graxos essenciais para a saúde dos olhos. Uma dieta rica em verduras, frutas e legumes coloridos, e os peixes selvagens capturados, como salmão, podem ajudar a prevenir ou controlar muitas doenças oculares relacionadas à idade. Vitaminas oculares e outros suplementos podem ajudar a preencher as lacunas nutricionais, mas uma dieta saudável, exercício diário e observar a cintura também são formas eficazes para manter os olhos em forma.

O ‘sono da beleza’ tem este nome não à toa: não dormir o suficiente pode acelerar o envelhecimento e os olhos muitas vezes são os primeiros a sofrer! Além da vermelhidão, a falta de sono também provoca círculos escuros sob os olhos, movimentos involuntários dos olhos, olhos secos e visão embaçada.

Não beber a quantidade determinada de água por dia e comer uma dieta rica em sódio (muito sal) pode causar desidratação do corpo que, por sua vez, não produzirá lágrimas suficientes para manter os olhos úmidos e bem nutridos. Sintomas relacionados com o olho de desidratado incluem secura, vermelhidão e pálpebras inchadas.

E, como de costume, indicamos a realização de exames oftalmológicos regulares que podem detectar problemas de visão, doenças oculares e problemas gerais de saúde antes mesmo que você saiba que eles existam. Exames de rotina são especialmente importantes porque certas doenças que ameaçam a visão, como glaucoma, muitas vezes não têm sinais de alerta até que haja uma perda permanente e irreversível da visão. Informe ao seu oftalmologista o histórico de saúde de sua família para ajudar a determinar se você tem um alto risco para alguma doença ocular ou outra condição particular. A realização de exames oftalmológicos regulares para você e sua família pode adicionar mais alguns anos de uma visão saudável para todos.



(Fonte: All About Vision)

Prev Next

Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)