Tamanho do texto

+
A
--

Pessoas com olhos azuis possuem o mesmo antepassado

O prezado leitor tem olhos azuis? A querida leitora também? Pois saiba que, mesmo morando em lugares diferentes, vocês podem ter algo em comum com, digamos, Frank Sinatra. Ou Brad Pitt: o mesmo antepassado! Gostou, né?

Segundo um estudo realizado por cientistas genéticos da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, todas as pessoas com olhos azuis teriam o mesmo antepassado. Para o coordenador da pesquisa, Hans Eidberg, todos os seres humanos tinham olhos castanhos até que uma mutação genética no gene OCA2 desencadeou um processo que literalmente “desligou” a capacidade de produção da cor castanha na íris.

As variações na cor dos olhos - castanhos, verdes e cinzas - podem ser explicadas por quantidades diferentes de melanina na íris, mas a cor azul conta apenas uma pequena quantidade do pigmento. Para os especialistas dinamarqueses, esta alteração na produção da melanina foi uma mutação ocorrida num gene de apenas uma pessoa- e isso há cerca de 10 mil anos atrás.

De acordo com Hans, homens e mulheres com olhos azuis têm praticamente a mesma sequencia genética na parte do DNA responsável pela cor dos olhos. Entretanto, os de olhos castanhos apresentam um grau considerável de variações individuais na área do DNA.

Para o pesquisador, isso indica que “a mutação ocorrida em apenas uma pessoa foi transmitida para todas as outras subsequentes, que têm olhos azuis”. Eiberg e sua equipe examinaram o DNA mitocondrial e compararam a tonalidade ocular de pessoas com olhos azuis em países tão diversos como Jordânia, Dinamarca e Turquia. Os resultados da equipe levaram uma década de pesquisa genética, que começou quando Eiberg implicou pela primeira vez com o gene OCA2 como sendo o mecanismo responsável pela cor de olhos.

O gene OCA2 codifica para a assim chamada Proteína P, que intervém na produção de melanina, o pigmento que dá cor a nosso cabelo, olhos e pele. No entanto, o ‘interruptor’, que está localizado no gene adjacente ao OCA2, não desativa por completo o gene, apenas limita sua ação reduzindo a produção de melanina na íris, "diluindo", por assim dizer, a cor castanha no azul. O efeito do ‘interruptor’ sobre o gene OCA2 é, portanto, muito específico. Se o gene OCA2 tivesse sido destruído ou desativado por completo, os seres humanos careceriam de melanina no cabelo, nos olhos e na pele - um estado que se conhece como albinismo.

Eidberg salientou que, das 800 pessoas analisadas, todas, “com exceção de possivelmente um, tinham exatamente a mesma sequencia de DNA na região do gene OCA2. Para mim, isso indica que 99,5% dos pesquisados têm um único ancestral comum”.

Talvez por isso, pessoas com olhos azuis apresentam valores significativamente mais elevados de IOSL (reação à luz difusora intra-ocular), conforme este outro estudo. Isso significa que quem tem olhos nesta cor pode experimentar incapacidade em situações cotidianas com mais frequência do que outros, como dirigir à noite, por exemplo.

Mas não precisa se preocupar, prezado leitor, querida leitora. A mutação nos olhos não é nem positiva nem negativa. É uma de tantas mutações, tais como as relacionadas com a cor do cabelo, a tendência à calvície prematura, que nem aumentam nem reduzem as probabilidades de sobrevivência de uma pessoa. Como Eiberg assinala, simplesmente mostra que a natureza está sempre removendo o genoma humano, criando coquetéis de cromossomos e pondo a prova as diferentes mudanças que vão surgindo.



(Fonte: BBC Brasil)

Prev Next

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz, ao sentir que sem você eu passo bem demais.

Chico Buarque

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Os olhos são os intérpretes do coração, mas só os interessados entendem essa linguagem.

Blaise Pascal

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)