Tamanho do texto

+
A
--

16 milhões de cores. Para nosso olho, ainda é pouco

Certamente você já ouviu falar no sistema de cores RGB. Ele é baseado na teoria de visão colorida tricromática de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid.

O nome RGB vem da abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, assim como na fotografia tradicional.

As cores RGB formam um triângulo menor dentro do que é conhecido como um diagrama CIE, que mostra todas as cores que o olho humano é capaz de ver, muito embora possamos perceber uma grande variedade de cores adicionais fora desta paleta limitada pelo sistema RGB. Para se ter uma ideia, o programador húngaro József Fejes utilizou 16,8 milhões de cores em uma imagem ao participar de um desafio online lançado a programadores. Parece muito, mas não é. Não para o olho humano que, só de cinza consegue visualizar 500 tons.

No desafio proposto, os programadores desenvolvessem imagens originais onde cada pixel representasse uma cor diferente, utilizando, para isso, um software simples.

Eles poderiam usar até 16.777.216 cores - o maior número possível com a tecnologia RGB de 24 bits. Isso ocorre porque a cor de qualquer pixel RGB (formado pelo vermelho, verde e azul) é determinado pela quantidade de luz vermelha, verde e azul que contém. Em cores de 24 bits, cada um desses três componentes tem um valor de intensidade de 1 a 256 (256 x 256 x 256 = 16777216).

Fejes precisou enfrentar um concorrência grande, mas foi declarado vencedor quando os próprios participantes se mostrarem maravilhados com os desenhos produzidos por ele. Alguns parecem florais, como aquarelas, as quais o programador chama de “fumaça do arco-íris”.

Infelizmente, você não terá uma ideia exata deste trabalho impressionante. A reprodução que ilustra esta matéria, ainda que seja impressionante, não representa o desenho real, que só seria possível reproduzir em imagens com 4096 x 4096 pixels quando, então, teríamos de fato os 16,8 milhões de cores.

A imagem acima possui apenas 1200 pixels de largura – se você clicar nela para ampliá-la, claro.



(Fonte: O Globo)

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Bob Marley

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.

Kurt Cobain

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)