Tamanho do texto

+
A
--

De olho nos benefícios da Genética Ocular

Cada vez mais a genética vem deixando de ser de ser apenas uma área de pesquisa dentro da oftalmologia para tornar-se uma especialidade. Batizada de Genética Ocular, esta nova área marca o estudo das doenças hereditárias do olho. Pacientes com síndromes sistêmicas são encaminhados à oftalmologia para avaliação de quais estruturas oculares foram afetadas, auxiliando assim no diagnóstico e tratamento destas síndromes já que ainda existem diversas síndromes que acometem apenas o olho. Portanto, o oftalmologista pode contribuir – e muito - para o diagnóstico de doenças genéticas.

As doenças de etiologia genética podem ter herança multifatorial, cromossômica ou ainda gênica. Entre as doenças com frequente herança multifatorial, como Glaucoma e Degeneração Macular, a fração de risco devido a fatores hereditários é de 30 a 50%. As variações nos diversos genes contribuem para a doença.

No caso das doenças com herança cromossômica, temos a alteração de uma grande quantidade de informação do material genético e por isto comprometem outros organismos além do olho. A síndrome de Down é um exemplo comum de herança cromossômica causada por uma trissomia ou translocação envolvendo o cromossomo 21.

Já as doenças gênicas com herança mendeliana transmitem-se com herança autossômica dominante, recessiva, ligada ao X ou mitocondrial. A catarata congênita tem frequente herança autossômica dominante, sendo importante lembrar aos pais o risco de transmissão de 50%. O glaucoma congênito tem, por outro lado, herança autossômica recessiva, e o risco de transmissão é de 25% nos casos familiares, principalmente quando se comprova consanguinidade. O daltonismo tem herança ligada ao X, sendo as mulheres carreadoras e os homens afetados. Há também a herança mitocondrial que acontece na neuropatia óptica de Leber, em que apenas a mãe é capaz de transmitir a doença, tanto para filhos como para suas filhas.

Os testes genéticos já deixaram também de ter aplicação apenas em pesquisas e também já estão disponíveis para algumas doenças oftalmológicas. Antes, estes testes eram utilizados para avaliar a função de genes descobertos e auxiliar na identificação de novos genes. Agora, as perspectivas de terapia gênica têm avançado para uma variedade de doenças da retina, incluindo retinose pigmentar, retinosquise, retinoblastoma, doença de Stargardt e degeneração macular relacionada a idade.

Outros avanços positivos também foram feitos utilizando-se modelos experimentais para outras doenças, como uveíte e glaucoma, embora não esteja ainda disponível. Estas novas pesquisas são muito importantes para novas opções de tratamento baseadas em genes humanos no futuro próximo.



(Fonte: Universo Visual)

Prev Next

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Antoine de Saint-Exupéry

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.

Henry Ford

Mantenham os olhos nas estrelas e os pés no chão.

Theodore Roosevelt

A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos.

Marcel Proust

Também acho uma delícia quando você esquece os olhos em cima dos meus.

Chico Buarque

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que veem?

William Shakespeare

Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.

Cecilia Meireles

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)