Tamanho do texto

+
A
--

Dificuldade de leitura não está associada ao envelhecimento, afirma estudo

Não é raro ouvir especialistas em saúde afirmarem que o aumento na dificuldade de leitura que uma pessoa apresenta na medida em que envelhece faz parte de um processo natural, atribuído, justamente, ao aumento da idade.

Acontece que um estudo detalhado do assunto, realizado por cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, mostrou que essa é pode ser conclusão apressada - e bem longe da verdade.

Kevin Paterson e seus colegas usaram as mais modernas tecnologias para rastrear com cuidado os olhos de pessoas jovens (entre 18 e 30 anos) e de pessoas idosas (acima de 65 anos) na medida em que eles liam um texto. Depois de manipular as letras dos textos, os cientistas começaram então a repetir o teste.

Em algumas vezes os contornos das letras eram precisos, em outras elas terminavam suavemente, como se estivessem borradas. Os resultados mostraram que os jovens têm mais facilidade de ler o texto quando as letras têm detalhes mais precisos e finos, enquanto que este foi o tipo de texto considerado mais difícil de ler pelos idosos.

No grupo dos mais velhos, o texto mais fácil de ler é aquele composto pelas letras mais borradas, sem detalhes precisos em seu contorno.

Para os cientistas envolvidos no estudo, estes experimentos dão suporte à hipótese de que as pessoas mais idosas usam técnicas diferentes de leitura, usando as chamadas "dicas holísticas", como o formato da palavra inteira, para deduzir o significado. Para eles, o efeito mais importante da pesquisa é permitir a geração de textos adequados à terceira idade e os idosos não terão dificuldades de leitura.

O Dr. Kevin Paterson divide o resultado de sua pesquisa em duas descobertas. A primeira descoberta é que a dificuldade de leitura pode ser natural, mas não tem a ver especificamente com uma diminuição na capacidade visual, e mais com alterações nessa capacidade. A segunda, e mais encorajadora, é a que aponta para soluções para o problema, já que, à medida que envelhecemos, passamos a enxergar as letras de forma diferente.

Isto faz com que leitores digitais, os populares livros eletrônicos, levem vantagem sobre os livros de papel, já que estes não podem ser impressos com letras diferentes para atender cada público. Nos leitores eletrônicos basta apertar um botão para que surjam letras diferentes, adequando-se prontamente à preferência dos seus leitores, acabando de vez com o mito de que os idosos têm "naturalmente" dificuldades de leitura.

(Fonte: Diário da Saúde)

Prev Next

A única coisa que vale a pena é fixar o olhar com mais atenção no presente; o futuro chegará sozinho, inesperadamente.

Nikolai Vasilievich Gogol

Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro amor.

Paulo Coelho

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz.

Chico Buarque

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry

O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos.

Sêneca

Dirão, em som, as coisas que, calados, no silêncio dos olhos, confessamos?

José Saramago

Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

Bob Marley

O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Albert Einstein

O horizonte está nos olhos, e não na realidade.

Ángel Ganivet

Guarda-me, como a menina dos seus olhos. Ela é a tal, sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual.

Chico Buarque

Conheça a nova coleção da Fiero!

Newsletter (2)